Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2231
Título: Comparação e associação entre os fatores sociodemográficos e econômicos, estilo de vida e estresse de estudantes de diferentes semestres do curso de enfermagem de uma universidade internacional.
Autor(es): Mendes, Nicásio Urinque.
Palavras-chave: Universidades
Estudantes de enfermagem
Estilo de vida
Fadiga
Data do documento: 2021
Citação: MENDES, N. U. (2021)
Resumo: O estudo objetivou caracterizar, comparar e relacionar os fatores sociodemográficos e econômicos, estilo de vida e estresse de estudantes brasileiros e estrangeiros do Curso de Enfermagem de uma universidade de cunho internacional, de acordo com o período letivo e semestre em curso. Trata-se de uma pesquisa observacional, analítica, transversal e de abordagem quantitativa realizada com acadêmicos brasileiros e estrangeiros do início, meio ou fim do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), nos meses de janeiro a dezembro de 2019. Após consentimento, foi aplicado um questionário referente aos aspectos sociodemográficos e econômicos e estilo de vida. Em seguida, foi preenchido um instrumento modificado referente ao estresse. Os dados foram organizados no Excel for Windows e analisados no programa estatístico Epi Info. Foram empregados o Teste de Qui-quadrado ou Teste exato de Fisher e admitido um nível de significância de P < 0,05. O projeto foi aprovado pelo Comité de Ética em Pesquisa da UNILAB, conforme parecer nº 2.522.537. Participaram do estudo 103 acadêmicos de enfermagem dos períodos letivos 2019.1 e 2019.2, dos quais a maioria era brasileiro, do sexo feminino, não fumava, praticava atividade física e apresentava alto nível de estresse.
Descrição: MENDES, Nicásio Urinque. Comparação e associação entre os fatores sociodemográficos e econômicos, estilo de vida e estresse de estudantes de diferentes semestres do curso de enfermagem de uma universidade internacional. 2021. 105 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2231
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NICÁSIO URINQUE MENDES Dissert 17082021.pdfNICÁSIO URINQUE MENDES Dissert 17082021.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.