Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2235
Título: Atividade funcional de bioativos formados por saccharomyces cerevisiae a partir do óleo essencial de cymbopogon citratus e piper nigrum.
Autor(es): Carvalho, Rubson Mateus Matos.
Palavras-chave: Compostos bioativos
Agentes antimicrobianos
Essencias e óleos essenciais - Ação repelete
Data do documento: 24-Mar-2021
Citação: CARVALHO, R. M. M. (2021)
Resumo: Este trabalho teve por objetivo promover reação biocatalítica a partir dos óleos essenciais de Piper nigrum e Cymbopogon citratus usando a levedura Saccharomyces cerevisiae e avaliar sua composição por CG-EM, a atividade funcional dos compostos bioativos presentes nos óleos e no material (C. citratus BT e P. nigrum BT) obtido a partir deste processo. Foi avaliada a composição dos óleos e dos novos compostos formados, a atividade inibitória da enzima acetilcolinesterase (AChE), antimicrobiana e larvicida dos óleos e dos materiais biossintetizados. Os óleos essenciais de C. citratus e P. nigrum foram extraídos por hidrodestilação e o rendimento calculado a partir da massa do óleo obtido, pela massa fresca dos vegetais. A biotransformação dos óleos foi realizada pela estirpe S. cerevisiae. As amostras de óleo e de material biossintetizados foram testados quando à capacidade antimicrobiana contra Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa pelo método de disco-difusão. A atividade inibitória da enzima AChE foi realizada pelo método colorimétrico e o resultado observado a partir da formação de halo inibição da enzima. Para teste larvicida, foi utilizado 20 larvas de Aedes aegypti seguida da adição das amostras em estudo diluídas em DMSO 1%. O óleo diluído e o material biocatabolizados foram dispostos em frações de 1000 a 31,25μg/mL. Após 24 e 48h foi feita a contagem de organismos vivos. Do processo de hidrodestilação foi obtido 1,38% e 2,28% para C. citratus e P. nigrum respectivamente. O composto majoritário encontrado no óleo de C. citratus foi o Citral (31,75%), em C. citratus BT, 2-isopropenyl-5-methyl-4-hexenal (69,23%), em P. nigrum foi encontrado Canfeno (15,4%) e em P. nigrum BT predominou β-phelhandrene (23,59%). As cepas E. coli, S. aureus e S. cerevisiae apresentaram suscetibilidade ao óleo essencial de C. citratus, o material biotransformado apresentou também atividade frente P. aeruginosa. Enquanto o óleo de P. nigrum não apresentou atividade contra nenhuma das estirpes bacterianas, o material biotransformado a partir desse vegetal foi capaz de inibir todas as estirpes. A estirpe S. cerevisiae é capaz de promover processo de biotransformação a partir do óleo essencial de P. nigrum e C. citratus e de gerar compostos de interesse comercial. Para o ensaio da atividade inibitória da enzima AChE apenas as amostras biotransformadas apresentam resultado positivo, indicado potencial farmacológico como inibidor da enzina AChE. C. citratus BT apresentou melhor desempenho como agente larvicida, com Concentração Letal (CL50) de 23,67µg/ml em 24h e 56,55µg/ml em 48h.
Descrição: CARVALHO, Rubson Mateus Matos. Atividade funcional de bioativos formados por saccharomyces cerevisiae a partir do óleo essencial de cymbopogon citratus e piper nigrum. 2021. 54 p. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2235
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUBSON MATEUS MATOS CARVALHO Dissert. 17082021.pdfRUBSON MATEUS MATOS CARVALHO Dissert. 17082021.pdf498,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.