Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2236
Título: A interação nas instalações multimídias e sua construção na arte contemporânea
Autor(es): Oliveira, Maurillio Silva
Palavras-chave: Arte
Arte contemporânea
Data do documento: 16-Jul-2016
Citação: OLIVEIRA, M. S. (2016)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo abordar o conceito de interação na arte investigando as estratégias e intercâmbios existentes entre a recepção e as obras de arte no interior da chamada arte contemporânea. Busca-se entender elementos dos processos de interferência relacional sujeito/corpo/obra a partir do exame de determinadas poéticas artísticas - a Action Painting, a Arte Cinética, o Neoconcretismo e, finalmente, a Arte Tecnológica - entendendo estas como experimentações criativas determinantes para as mudanças na relação dos artistas com as obras e destas com o público. Partindo de uma contextualização histórica, o trabalho avança para a compreensão de conceitos pertinentes para o desenvolvimento de produções artísticas interativas, especialmente com a utilização das novas tecnologias digitais. Com base no que se constrói aqui a respeito da interação sujeito/corpo/obra na arte, serão analisadas as obras: “Relational Lights”, de Ernesto Klar, e “Nervous structures”, de Annica Cuppetelli e Cristobal Mendoza. Esses trabalhos foram apresentados no evento FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica) entre 2010 e 2011, sendo relevante encontro para divulgação das instalações interativas multimídia. Nestas obras, percebe-se a ênfase na relação de interatividade, onde o sujeito/corpo participa diretamente da obra sob as condições de dispositivos computacionais, constituindo-se um interagente. A hipótese é de que o diálogo crítico entre os temas relativos à interação multimídia e os projetos pontuais na história da arte do séc. XX permitem compreender o uso da tecnologia e dinamização do espaço estético nessas instalações de matriz tecnológica/digital.
Descrição: OLIVEIRA, Maurillio Silva. A interação nas instalações multimídias e sua construção na arte contemporânea. 47f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2236
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURILLIO SILVA OLIVEIRA TCC.pdf2016_msoliveira.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.