Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
Título: Controle externo na administração pública de Guiné-Bissau
Título(s) alternativo(s): análise dos relatórios da auditoria do Tribunal de contas das empresas públicas e sociedades de economia mista (2016-2017)
Autor(es): Djassi, Tatiana dos Santos
Lima, Alexandre Oliveira
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Controle Externo
Tribunal de Contas
Empresas Públicas
Sociedades de Economia Mista
Data do documento: 30-Set-2020
Citação: DJASSI, T. S. (2020)
Resumo: Na esfera administrativa, o controle externo verifica a consecução dos objetivos organizacionais através de fiscalizações nas entidades públicas, com o intento de estimular boas práticas de gestão. Nesse sentido, este artigo aborda o controle externo na Administração Pública de Guiné-Bissau, com o objetivo de analisar as ações de controle externo do relatório de auditoria do Tribunal de Contas de Guiné-Bissau (TCGB) e as principais recomendações desse órgão para as Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, as quais contemplam a Administração Pública indireta, no período de 2016 a 2017. A escolha desse objeto de estudo justifica-se pela necessidade de minimizar as lacunas existentes, com destaque para a fraca legislação sobre o controle e a escassez do estudo sobre o assunto no país. Adotou-se neste estudo a abordagem qualitativa de caráter descritivo, utilizandose o levantamento bibliográfico e análise documental como procedimentos de coleta de dados. A partir dos resultados obtidos, constataram-se várias situações de irregularidade, tais como a falta de coerência e transparência nas entidades estatais pesquisadas, nomeadamente: a Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB), a Empresa Pública de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB), a Guiné Telecom (GT) e a Guinetel (GTM), o que resultou em recomendações diversas nos relatórios de auditoria feitas pelo Tribunal de Contas, com vista a impulsionar melhorias na gestão. Verificou-se, ainda, que a Lei Orgânica do TCGB é omissa quanto à ação de acompanhar o acatamento das suas recomendações.
Descrição: DJASSI, Tatiana dos Santos. Controle externo na administração pública de Guiné-Bissau: análise dos relatórios da auditoria do Tribunal de contas das empresas públicas e sociedades de economia mista (2016-2017). 2020. 19f. Artigo (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2240
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA DOS SANTOS DJASSI Artigo.pdf2020_art_tsdjassi.pdf249,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.