Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2243
Título: Heterogeneidades enunciativas e argumentação polêmica em comentários do Facebook
Autor(es): Bezerra, Silvana da Silva
Palavras-chave: Heterogeneidades Enunciativas
Aspas
Persuasão
Argumentação no Discurso
Data do documento: 16-Mai-2018
Citação: BEZERRA, S. S. (2018)
Resumo: A partir dos estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Linguística Textual (GELT/UNILAB) acerca da relação entre a teoria das Heterogeneidades Enunciativas (AUTHIER-REVUZ, 1990, 1998, 2004, 2007) e a Teoria da Argumentação no Discurso (TAD) (AMOSSY, 2007, 2011, 2017), este trabalho objetiva analisar o uso das heterogeneidades enunciativas, especificamente, as aspas, nos discursos e interações polêmicas que são atualizadas em comentários de notícias publicadas em páginas do facebook. Nossa hipótese é de que as aspas são marcas reflexivas presentes no cotexto e que são instauradas a partir da inquietude crítica do locutor diante do seu próprio dizer. Essas marcas de reflexividade apontam para um fazer argumentativo do locutor em negociação com o interlocutor orientando caminhos interpretativos e levando à persuasão. Pretendemos analisar as relações entre as formas enunciativas da modalização autonímica e as estratégias de persuasão que elas desempenham nos textos. Consideramos que as aspas promovem uma modificação complexa da significação, pois apontam diretamente para o surgimento de uma exterioridade no fio do texto, assinalando um distanciamento protetor do locutor em relação a seu enunciado, fazendo com que ele tenha que lidar com diferentes vozes para se proteger de julgamentos do interlocutor e se tornar, assim, mais persuasivo.
Descrição: BEZERRA, Silvana da Silva. Heterogeneidades enunciativas e argumentação polêmica em comentários do Facebook. 2018. 14f. Artigo (Graduação) - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2243
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVANA DA SILVA BEZERRA TCC Artigo.pdf2018_art_sdasbezerra.pdf434,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.