Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Título: O ensino da língua Portuguesa na Guiné Bissau: uma análise do Programa de ensino da Língia Portuguesa nas escolas públicas de Guiné-Bissau-Kwame N"Krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto
Autor(es): Encanha, Vania Imbali
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: ENCANHA, Vania Imbali
Resumo: O presente trabalho se propõe a ser uma reflexão acerca do programa de ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau, a partir de análise do documento norteador utilizado no 3º ciclo, isto é, 7º, 8º e 9º ano, das escolas Kwame N’krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto. Metodologicamente, propusemos questões centrais para análise do que o programa prevê para o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, escrita e gramática. Baseamo-nos, teoricamente, em Batista (2007),Antunes (2015), Almeida Filho (2015), Travaglia (1998) para respaldar nossa discussão acerca do ensino de português como língua materna e como língua estrangeira. A análise do programa apontou que o ensino da língua portuguesa privilegia o domínio metalinguístico, de forma descontextualizada, e não tem elementos suficientes que possam servir de apoio para os professores da língua portuguesa, considerada a realidade multilíngue da Guiné-Bissau.
Descrição: ENCANHA, Vania Imbali.O ensino da língua Portuguesa na Guiné Bissau: uma análise do Programa de ensino da Língia Portuguesa nas escolas públicas de Guiné-Bissau-Kwame N"Krumah, Rui Barcelo da Cunha e Agostinho Neto. 2018. 24f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2249
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANIA IMBALI ENCANHA TCC.pdf479,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.