Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiga, Fernando-
dc.date.accessioned2021-11-25T14:45:44Z-
dc.date.available2021-11-25T14:45:44Z-
dc.date.issued2017-12-06-
dc.identifier.citationSIGA, F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2273-
dc.descriptionSIGA, Fernando. O ensino de Sociologia nos países africano de língua oficial portuguesa (PALOP) e Brasil: livros didáticos e descolonização epistêmica. 2017. 20f. Srtigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho objetiva compreender o ensino de sociologia nos países de CPLP tendo como ponto de partida os livros didáticos. Por outro lado, compreender as influências externas na produção e ensino dessa disciplina no ensino secundário ou médio como o chamam aqui no Brasil. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte fizemos o levantamento das produções cientificas voltada ao ensino da sociologia no ensino médio, no Brasil em relação aos livros didáticos. A análise baseou-se nos trabalhos apresentados no GT09 - “O livro didático em ciências sociais: avanços e desafios” do Vo ENESEB realizado nos dias 23 a 25 de julho de ano em curso 2017, nas dependências da Universidade de Brasília-UnB. E na segunda parte faremos uma breve análise das matérias didáticas de sociologia de ensino secundário dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), nesse caso a Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Com foco nos três primeiros (Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Angola) e no Brasil e problematizando o porquê que o ensino de sociologia no ensino médio/secundário encontra entraves, tanto no Brasil assim como nesses países Africanos de língua portuguesa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectDescolonização epistêmicapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectPAISES AFRICANOS DE LINGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP)pt_BR
dc.titleO ensino de Sociologia nos países africano de língua oficial portuguesa (PALOP) e Brasil: livros didáticos e descolonização epistêmicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO SIGA TCC Artigo.pdf2017_art_fsiga.pdf810,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.