Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2273
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siga, Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T14:45:44Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T14:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-06 | - |
dc.identifier.citation | SIGA, F. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2273 | - |
dc.description | SIGA, Fernando. O ensino de Sociologia nos países africano de língua oficial portuguesa (PALOP) e Brasil: livros didáticos e descolonização epistêmica. 2017. 20f. Srtigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho objetiva compreender o ensino de sociologia nos países de CPLP tendo como ponto de partida os livros didáticos. Por outro lado, compreender as influências externas na produção e ensino dessa disciplina no ensino secundário ou médio como o chamam aqui no Brasil. O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte fizemos o levantamento das produções cientificas voltada ao ensino da sociologia no ensino médio, no Brasil em relação aos livros didáticos. A análise baseou-se nos trabalhos apresentados no GT09 - “O livro didático em ciências sociais: avanços e desafios” do Vo ENESEB realizado nos dias 23 a 25 de julho de ano em curso 2017, nas dependências da Universidade de Brasília-UnB. E na segunda parte faremos uma breve análise das matérias didáticas de sociologia de ensino secundário dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), nesse caso a Guiné-Bissau, Cabo-Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Com foco nos três primeiros (Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Angola) e no Brasil e problematizando o porquê que o ensino de sociologia no ensino médio/secundário encontra entraves, tanto no Brasil assim como nesses países Africanos de língua portuguesa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Descolonização epistêmica | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | PAISES AFRICANOS DE LINGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP) | pt_BR |
dc.title | O ensino de Sociologia nos países africano de língua oficial portuguesa (PALOP) e Brasil: livros didáticos e descolonização epistêmica | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Sociologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FERNANDO SIGA TCC Artigo.pdf | 2017_art_fsiga.pdf | 810,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.