Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2276
Título: A Política Nacional de Resíduos Sólidos, o direito à cidade e a justiça ambiental como ferramentas na busca pela preservação do meio ambiente
Autor(es): Feitosa, Francisco Walef Santos
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Direito à cidade
Justiça ambiental.
Planejamento urbano
Meio ambiente
Data do documento: 23-Mai-2018
Citação: FEITOSA, F. W. S. (2018)
Resumo: O lixo surge como um problema grave e complexo nas sociedades contemporâneas, relacionando-se diretamente ao crescimento constante da população e aos modos hegemônicos de produção, distribuição e consumo de mercadorias, trazendo sérios riscos e prejuízos para o meio ambiente e para a qualidade de vida da coletividade. Embora esses riscos e prejuízos sejam desigualmente distribuídos e vivenciados por indivíduos e coletividades de diferentes classes sociais. Nos últimos anos foram criadas leis e políticas voltadas para a solução dos problemas ambientais, mas ainda não são postas como prioridades por gestões e governantes. Nesse sentido, se faz necessária a produção de pesquisas voltadas para o estudo e divulgação dessas legislações, na intenção de mostrar a importância que as mesmas possuem na luta pela sustentabilidade e pela preservação do meio ambiente. Com isso, esse estudo se propõe a debater a importância da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída pela lei 12.305/10, discutindo-a a partir das referências e da busca do Direito à cidade e da Justiça Ambiental como ferramentas de efetivação das lutas ambientais e sociais. Justificamos o debate através de documentos oficiais, legislações e outros trabalhos produzidos nessa temática.
Descrição: FEITOSA, Francisco Walef Santos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, o direito à cidade e a justiça ambiental como ferramentas na busca pela preservação do meio ambiente.. 2018. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2276
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO WALEF SANTOS FEITOSA TCC Artigo.pdf2018_art_fwsfeitosa.pdf272,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.