Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Título: | Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia |
Autor(es): | Dias, Honorata |
Palavras-chave: | Identidade Docente Ensino de Sociologia Ensino médio |
Data do documento: | 25-Dez-2017 |
Citação: | DIAS, H. (2018) |
Resumo: | O estudo tem como objetivo analisar a construção da identidade docente do professor de sociologia e sua relação com a prática da profissão. Para tanto, destaco, os desafios de ser professor de sociologia, bem como as suas consequências (mal-estar docente). Para compreender o conceito da identidade e a construção da identidade docente dialoguei com os autores Stuart Hall e Kathryn Woodward (2007); António Nóvoa (1992); Amélia Lopes (1992); Maurice Tardif (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dois (02) professores de sociologia de escola pública do ensino médio, na cidade de Redenção-CE, que ressaltaram como é ser professor, e os desafios do ser professor de sociologia no Brasil de acordo com percepções sobre o processo de construção da identidade docente. Assim foi possível destacar as dificuldades e resistências encontradas na profissão e no ensino de sociologia no País. |
Descrição: | DIAS, Honorata.Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia. 2017. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HONORATA DIAS TCC Artigo.pdf | 2017_art_hdias.pdf | 426,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.