Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Título: Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia
Autor(es): Dias, Honorata
Palavras-chave: Identidade Docente
Ensino de Sociologia
Ensino médio
Data do documento: 25-Dez-2017
Citação: DIAS, H. (2018)
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar a construção da identidade docente do professor de sociologia e sua relação com a prática da profissão. Para tanto, destaco, os desafios de ser professor de sociologia, bem como as suas consequências (mal-estar docente). Para compreender o conceito da identidade e a construção da identidade docente dialoguei com os autores Stuart Hall e Kathryn Woodward (2007); António Nóvoa (1992); Amélia Lopes (1992); Maurice Tardif (2014). A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de dois (02) professores de sociologia de escola pública do ensino médio, na cidade de Redenção-CE, que ressaltaram como é ser professor, e os desafios do ser professor de sociologia no Brasil de acordo com percepções sobre o processo de construção da identidade docente. Assim foi possível destacar as dificuldades e resistências encontradas na profissão e no ensino de sociologia no País.
Descrição: DIAS, Honorata.Ensinar a Sociologia para mim não é só ensinar é resgatar vidas: identidade docente e os desafios de ser professor de Sociologia. 2017. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2278
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HONORATA DIAS TCC Artigo.pdf2017_art_hdias.pdf426,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.