Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2281
Título: Juventudes no contexto do "'Novo ensino médio": a precarização como reforma
Autor(es): Lima, Kewlliane Fernandes de Lima
Palavras-chave: Ensino Médio
Protagonismo juvenil
Reformas educacionais
Data do documento: 25-Out-2018
Citação: LIMA, K. F. de (2018)
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as alterações dirigidas ao ensino médio na perspectiva da Lei nº13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de março a outubro de 2018. Utilizou-se como base teórica documentos legais vinculados aos Ministério da Educação e o Governo Federal, além da fundamentação em autores como François Dubet (2008), Apple (1979; 1989) e Bourdieu (1989). Através do estudo bibliográfico, procurou-se compreender o lugar das juventudes na reforma do ensino médio. Em nome desses agentes sociais, o governo federal buscou legitimar mudanças profundas, que foram alicerçadas sem abertura de diálogo com a sociedade. A MP 746/2016 foi publicada no Diário Oficial da União em setembro, pouco tempo após a posse do presidente interino Michel Temer, em agosto. Isso prova o quanto a decisão da reforma foi precoce. Alega-se, por meio do discurso oficial do Estado, que a reforma é pela intenção de promover a flexibilização e o protagonismo juvenil na educação. Este artigo reúne argumentos que mostram que o novo ensino médio não cumpre os ideais de autonomia e reconhecimento dos (as) estudantes, pelo contrário. A agenda do governo flerta com a precarização do ensino, vendendo-o como modernização, como também abre margem para que o setor privado conduza as reformas educacionais. Além dos aprofundamentos das injustiças sociais promovidas dentro do tom da legalidade do Estado, procurou-se aqui refletir a relevância da escola quanto produtora e reprodutora desses processos.
Descrição: Lima, Kewlliane Fernandes de. Juventudes no contexto do "novo ensino ensino médio": a precarização como reforma. 2018. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2281
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KEWLLIANE FERNANDES DE LIMA_ARTIGO SOCIOLOGIA.pdf2018_art_kfdelima.pdf330,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.