Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2282
Título: A África sob diferentes olhares: do epistemicídio colonial À tecitura de um conhecimento endógeno
Autor(es): Nanque, Manuel
Palavras-chave: EPISTEMICÍDIO COLONIAL
ÁFRICA
CONHECIMENTO ENDÓGENO
Data do documento: 21-Mai-2018
Citação: NANQUE, M. (2018)
Resumo: A África é o assunto que está em destaque atualmente nos debates acadêmicos. Este trabalho apresenta uma análise da cosmovisão eurocêntrica sobre o continente africano a partir dos discursos dos colonizadores imputados sobre a África no período colonial; dentre as quais, afirma-se que ela não é um continente histórico; que “ela não demonstra nem mudança nem desenvolvimento”; que os povos negros “são incapazes de se desenvolver e de receber uma educação” e que“ eles sempre foram tal como os vemos hoje”, como Hegel exprimiu na sua Filosofia da História (1770-1831). Entretanto, o colonialismo teria provocado um efeito inibidor na filosofia, tanto quanto na ciência em África. Buscamos compreender a historiografia de África a partir de textos escritos, artigos, teses e debates sobre o conhecimento endógeno, que comprovou que a África tem suas próprias histórias, suas culturas tradicionais e suas mudanças de desenvolvimento. O artigo apresenta duas abordagens teóricas: a primeira, a lógica do epistemicídio colonial e a segunda, a África contada por ela mesma através da produção dos conhecimentos endógenos africanos no contexto de libertação.
Descrição: NANQUE, Manuel. A África sob diferentes olhares: do epistemicídio colonial à tecitura de um conhecimento endógeno. 2018. 22f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2282
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUEL NANQUE TCC Artigo sociologia.pdf2018_art_mnanque.pdf195,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.