Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2289
Título: Ética e moral no serviço público: uma análise da percepção de integrantes de uma Unidade Básica de Saúde do município de Salvador-BA
Autor(es): Santana Júnior, Ubiratan
Palavras-chave: Motivação no trabalho - Salvador (BA)
Serviço público - Ética
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 12-Jun-2021
Citação: SANTANA JÚNIOR, U. (2021)
Resumo: Em decorrência do baixo investimento e de práticas veiculadas pelos meios de comunicação acerca da conduta ética dos servidores, a pesquisa teve como objetivo geral analisar as observações de um grupo de servidores públicos de uma unidade básica de saúde sobre a ética e a moral.. Quanto aos objetivos específicos, estes buscaram compreender possíveis relações entre os modelos da Administração com a ética, o quanto ainda é importante esse tema por parte dos servidores, e verificar possíveis relações entre motivação e o comportamento ético Em relação aos modelos da Administração, buscou-se verificar como estes podem comprometer nas atividades, onde foi dada ênfase maior ao modelo burocrático e gerencial. Quanto a ética e a moral, verificar se ambas são adotadas, e por fim, quanto a motivação, verificar relações com o comportamento ético. A pesquisa realizada foi do tipo Qualitativa, onde ocorreu aplicação de questionário para obter respostas que corroborassem com o tema e com os objetivos. As perguntas foram elaboradas abertas e fechadas. As respostas foram de suma importância para responder aos objetivos específicos, e dessa forma verificar que a ética e a moral ainda são temas de grande relevância quando se trata do serviço público, onde ficou evidente que a boa conduta e ações pautadas pelos princípios da administração são praticados pela maioria dos servidores, entretanto, devido a problemas existentes no setor público, alguns servidores tendem a encurtar os caminhos dos processos, e agem de acordo com seus próprios princípios e valores, se desencontrando dos interesses da Administração Pública.
Descrição: SANTANA JÚNIOR, Ubiratan. Ética e moral no serviço público: uma análise da percepção de integrantes de uma Unidade Básica de Saúde do município de Salvador-BA. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2289
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_mono_ubiratansantanajr.pdf2021_mono_ubiratansantanajr.pdf755,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.