Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2339
Título: A gestão do trabalho no campo da saúde mental: desafios e possibilidades
Autor(es): Soares, Camila Alves
Tabosa, Lucileide da Silva
Queiroz, Viviane Vicente
Palavras-chave: Gestão do Trabalho
Saúde Mental
Profissionais de saúde mental
Data do documento: 26-Jul-2014
Citação: SOARES, C. A. et al (2014)
Resumo: Objetivou-se analisar a gestão do trabalho em saúde mental em nível municipal, identificar facilidades e dificuldades encontradas pelos gestores do trabalho em saúde mental e verificar possíveis relações da gestão do trabalho com a qualidade do cuidado prestado aos usuários. Trata-se de estudo descritivo realizado com profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial de um município do interior do Ceará. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados possibilitaram a verificação de que existem facilidades na gestão em saúde mental no que se refere à estrutura física e trabalho interdisciplinar, mas identificam-se dificuldades decorrentes da desvalorização do trabalhador de saúde mental em detrimento de profissionais de outros tipos de serviços na rede de cuidados. Princípios como a gestão compartilhada e a cogestão ainda são considerados difíceis de implantar. Conclui-se que, para que a gestão do trabalho se efetive, ela necessita incluir toda a sua equipe, visto que o resultado da gestão perpassa o trabalho de todos os trabalhadores nela envolvidos.
Descrição: SOARES, Camila Alves; TABOSA, Lucileide da Silva; QUEIROZ, Leilane Barbosa de Sousa. A gestão do trabalho no campo da saúde mental: desafios e possibilidades.2014. 15f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2014.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2339
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Camila Alves Soares et al.pdf2014_casoaresetal.pdf345,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.