Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2355
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Mirian Fonseca-
dc.date.accessioned2022-01-11T14:58:20Z-
dc.date.available2022-01-11T14:58:20Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationCOSTA, M. F. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2355-
dc.descriptionCOSTA, Mirian Fonseca. Afrocentricidade, currículo e identidade cultural em São Tomé e Príncipe: uma análise sobre o Ensino Secundário entre 2010 e 2020. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo propõe uma análise crítica sobre o currículo do componente de História. Para estes fins, pretende-se fazer uma análise sobre a identidade cultural, no sistema de ensino secundário entre 2010 e 2020 a partir da epistemologia da Afrocentricidade. Além disso, refletir sobre educação Afrocentrada e a necessidade de inclusão dos conteúdos africanos nos livros didáticos e pragmatizados em sala de aula. Sendo assim, partiremos da seguinte pergunta: uma educação afrocentrada em São Tomé e Príncipe contribuirá para a construção e a valorização da identidade cultural do povo santomense? Do ponto de vista metodológico este trabalho pauta pela abordagem qualitativa, privilegiando a análise bibliográfica, como, livros, monografias, e artigos partindo de referências como Benedito (2016), Cardoso (2020), Melo (2020), Candau (2008), Diop (1991), Silva (2016), Nascimento (2008), Tavares (2020), Asante (2009), entre outros. Este trabalho é relevante para pensar problema geracional e racial que atravessam o sistema educacional santomense e com seus impactos em diversas dimensões como política, económicas, social, epistemológica, entre outras. Ademais, pensamos que este trabalho poderá servir como aporte científico, para pesquisas futuras em educação em São Tomé e Príncipe, considerando os caminhos epistemológicos que propõe uma nova narrativa epistêmica e projeto pedagógico compromissado com a construção da consciência histórica e a libertação das mentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectHistória (Ensino fundamental) - São Tomé e Príncipe - 2010-2020pt_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.titleAfrocentricidade, currículo e identidade cultural em São Tomé e Príncipe: uma análise sobre o Ensino Secundário entre 2010 e 2020pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_arti_miriancosta.pdf2021_arti_miriancosta.pdf349,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.