Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2359
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Danfa, Salifo | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T19:22:38Z | - |
dc.date.available | 2022-01-11T19:22:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-10 | - |
dc.identifier.citation | DANFA, S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2359 | - |
dc.description | DANFA, Salifo. O discurso sobre a África nos livros didáticos do Ensino Fundamental: uma análise do livro História, Sociedade & Cidadania, 3ª edição, 6º ano. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os livros didáticos são ferramentas utilizadas nas escolas brasileiras que auxiliam na construção do conhecimento e os discursos presentes neles contribuem para a formação do imaginário social a respeito do assunto abordado. O presente trabalho buscou analisar os conteúdos sobre o continente africano e os seus povos no livro didático de história, do ensino fundamental II, intitulado História Sociedade & Cidadania, 3a edição, do 6° ano. Foi elaborado um estudo qualitativo no qual recorreu-se à técnica da revisão bibliográfica e a técnica de análise de conteúdo com o intuito de verificar o discurso da obra. Concluiu-se que o livro apresenta um discurso ambíguo, pois embora a obra permita a desconstrução de algumas interpretações equivocadas produzidas sobre o continente africano, por outro lado ainda colabora com uma visão reduzida do continente ao priorizar a história de apenas dois povos na antiguidade: egípcios e cuxitas, atrelar à história africana à história europeia e destinar muito menos páginas à história da África em comparação com a história da Europa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História (Ensino fundamental) - Brasil | pt_BR |
dc.subject | História, Sociedade & Cidadania - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | O discurso sobre a África nos livros didáticos do Ensino Fundamental: uma análise do livro História, Sociedade & Cidadania, 3ª edição, 6º ano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_arti_salifodanfa.pdf | 851,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.