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dc.contributor.authorSantana, Enzo Vinícius dos Santos-
dc.date.accessioned2022-01-31T14:18:34Z-
dc.date.available2022-01-31T14:18:34Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.identifier.citationSANTANA, E. V. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2366-
dc.descriptionSANTANA, Enzo Vinícius dos Santos. Relações entre evasão escolar, racismo e linguagem. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa visa analisar as relações existentes entre evasão escolar, racismo e linguagem. Por evasão escolar, entende-se os momentos em que os estudantes deixam de frequentar os espaços escolares e não retornam mais a escola, em razão de diversos fatores, tais como socioeconômicos, desigualdade social, gravidez na adolescência, entre outros motivos. Nesse sentido, foi possível observar que esse problema da sociedade brasileira está também diretamente relacionado com o racismo e com a linguagem praticada oficialmente em ambiente escolar. Embora se encontrem muitos trabalhos que abordam a evasão escolar, no presente trabalho em específico, propôs-se a ideia de analisar a relações entre a evasão escolar, racismo e linguagem. Assim sendo, chegou-se à conclusão de que esses temas estão diretamente ligados uns aos outros, na medida em que diversas fontes científicas comprovam que o racismo é estrutural na sociedade brasileira (ALMEIDA, 2019), e como tal, diretamente contribui com a evasão escolar. De igual sorte, as questões de linguagem (SOARES, 2017), particularmente o preconceito linguístico, também apresentam uma contribuição significativa para a evasão escolar. Além disso, em função do momento presente, em que o mundo todo é assolado pela pandemia de COVID-19 – particularmente o Brasil – também dedicamos a observar a questão da evasão escolar, interrelacionada com racismo e com questões de linguagem, na perspectiva do seu agravamento em tempos de pandemia. No que se refere à metodologia adotada para o desenvolvimento desse trabalho, ela se deu a partir de pesquisas realizadas através de referências bibliográficas e de textos veiculados pela mídia. Em síntese, como já foi mencionado, essa pesquisa apresenta dados sobre a evasão escolar brasileira, a partir da relação que tem com o racismo e a linguagem, fatores esses que são defendidos durante todo o trabalho, mostrando como essa situação afeta a população do país. Conforme debatido, sobretudo negros e pobres são os mais afetados por esse grande problema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrasil - Relações raciaispt_BR
dc.subjectEvasão escolar - Brasilpt_BR
dc.subjectLinguagem e educação - Brasilpt_BR
dc.subjectRacismo - Brasilpt_BR
dc.titleRelações entre evasão escolar, racismo e linguagempt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

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