Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2406
Título: Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde: utilização nos serviços de saúde
Autor(es): Bessa, Cristina Costa
Oliveira, Iranildo Lopes de
Palavras-chave: Prática Clínica - Diretrizes
Gestão em Saúde
Tecnologia em Saúde
Data do documento: 16-Jan-2016
Citação: BESSA, C. C.; OLIVEIRA, I. L. (2016)
Resumo: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) são ferramentas para incorporação das novas tecnologias na assistência em saúde, publicados pelo Ministério da Saúde, que visam a organização e qualificação da atenção à saúde e melhoria de sua gestão. Objetivou-se analisar a visão de gestores, médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Cascavel-CE, quanto à utilização dos PCDT nos serviços de Atenção Básica. Tratou-se de estudo de campo, do tipo transversal, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados de outubro a dezembro de 2015 e analisados no Epi Info. Após assinatura do TCLE, foi aplicado questionário. A maioria dos gestores e profissionais era ciente quanto à existência dos PCDT, tinha conhecimento deficiente e acreditava que sua aplicação resultava em prescrição segura e eficaz. Os gestores concordaram que os PCDT são aplicáveis em diferentes áreas, principalmente na gestão dos serviços de saúde. Os profissionais consideraram sua maior aplicação na clínica de acompanhamento e tratamento do paciente e prática profissional. Todos elencaram como potencialidade dos PCDT o auxílio no processo de raciocínio e julgamento clínico. As dificuldades apontadas por ambos os grupos estudados foram à carência de práticas institucionais favoráveis à implementação dos PCDT e falta de divulgação nos serviços. Espera-se que, a partir da caracterização do conhecimento dos gestores e profissionais acerca dos PCDT, seja possível sistematizar a correta utilização dessas tecnologias nos serviços de saúde, em especial na Atenção Básica. Dessa forma, poder-se-á cumprir o propósito do Ministério da Saúde.
Descrição: BESSA, Cristina Costa; OLIVEIRA, Iranildo Lopes de. Protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas do Ministério da Saúde: utilização nos serviços de saúde. 2016. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2406
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Cristina Costa Bessa e Iranildo Lopes de Oliveira.pdf2016_art_ccbessaildeoliveira.pdf427,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.