Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2410
Título: Perfil epidemiológico da hanseníase no município de Redenção. CE e suas relações com as ações de controle
Autor(es): Veras, Vivian Saraiva
Silva, Andrea Alcantara de Castro
Lima, Elionária Cunha de
Pereira, Maria Charlianne de Lima
Pereira, Rosiane Oliveira
Palavras-chave: Controle
Epidemiologia
Hanseníase
Gestão em saúde
Data do documento: 19-Fev-2016
Citação: VERAS, V. S. et al (2022)
Resumo: A Hanseníase apesar de ser uma doença curável ainda hoje é considerada um relevante problema de saúde pública. OBJETIVO: Descrever o perfil epidemiológico dos casos de hanseníase e suas relações com as ações de controle. MÉTODOS: Esse estudo tem caráter descritivo, retrospectivo com abordagem predominantemente quantitativa. A amostra foi constituída de paciente com diagnostico clínico de hanseníase notificado no Sistema Nacional de Informação e Agravos de NotificaçãoSINAN referente ao município de Redenção, CE. Para a coleta de dados foi utilizada a ficha de notificação do SINAN, e um questionário estruturado. RESULTADOS: Foram notificados 96 casos de hanseníase, prevalência sexo masculino, coeficiente de detecção médio, equivalente a de 3,6/10.000 habitantes, forma clinica prevalente Virchowiana 37,5%, com relação à classificação operacional 21,8% foram classificados como paucibacilares e 78,2 % classificados como multibacilares, teve-se como destaque 32,2% de pacientes avaliados com grau II, a coordenação do programa de controle do agravo é assumida pela coordenação da atenção básica, anualmente é realizada uma campanha de busca ativa de casos novos e é promovida capacitação continuada dos profissionais de nível superior responsável pela assistência ao paciente. CONCLUSÃO: Com base nos achados o estudo buscou contribuir com os gestores no sentido de redirecionar ações, programas e projetos da política pública voltada para o controle e assistência adequada ao paciente de hanseníase.
Descrição: VERAS, Viviane Saraiva et al. Perfil epidemiológico da hanseníase no município de Redenção. CE e suas relações com as ações de controle. 2016. 16f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2410
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andrea Alcantara de Castro Silva, Elionária Cunha de Lima, Maria Charlianne de Lima, Pereira e Rosiane Oliveira Pereira (1).pdf2016_art_vsverasetal.pdf170,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.