Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2411
Título: Avaliação de um programa de melhoria da atenção básica na perspectiva de profissionais de saúde
Autor(es): Monteiro, Flávia Paula Magalhães
Freitas, Priscila da Silva
Nogueira, Fagner Freires
Santos, Tobias Saraiva dos
Barbosa, Marlizete Alves
Lima, Maria do Socorro Pinheiro
Palavras-chave: Avaliação de programas
Atenção básica
Serviços de saúde
Data do documento: 16-Fev-2016
Citação: MONTEIRO, F. P. M. et al (2016)
Resumo: Objetivo: avaliar o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) na perspectiva de profissionais de saúde da atenção primária do município de Aracoiaba-CE. Método: estudo descritivo e exploratório com análise mista. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado aplicado aos profissionais; os dados coletados foram organizados em um banco de dados, levando-se em consideração os mesmos aspectos utilizados pelo Ministério da Saúde para conferir certificação às equipes dentro do programa. Este estudo foi submetido à apreciação do Comitê de Ética da UNILAB sob CAAE nº 49358915.4.0000.5576. Resultado: 24 profissionais de saúde de nível superior foram entrevistados, dos quais 83,3% avaliaram a experiência com o PMAQ de forma positiva e 16,7% avaliaram de forma negativa. Conclusão: os profissionais reconhecem à influência positiva do PMAQ em diversos aspectos da atenção básica, mas ao mesmo tempo apontam pontos negativos na implantação por parte da gestão municipal e do próprio Ministério da Saúde.
Descrição: MONTEIRO, Flávia Paula Magalhães et al. 2016.Avaliação de um programa de melhoria da atenção básica na perspectiva de profissionais de saúde.16f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2411
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.