Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
Título: A percepção de gestores e de fisioterapeutas quanto à necessidade de implantação dos procedimentos operacionais padrão (POPs) no Centro de Fisioterapia de Itapiúna-CE
Autor(es): Gadelha, Raimunda Rosilene Magalhães
Martins, Gilda Lima
Leite, Ana Caroline Rocha de Melo
Data do documento: 13-Fev-2016
Citação: GADELHA, R. R. M. et al (2016)
Resumo: Na busca pela excelência na prestação de serviços em saúde, deve-se partir da uniformização de condutas, melhorando o atendimento e minimizando riscos e erros. Para tanto, o Procedimento Operacional Padrão (POP) é essencial para a garantia e a padronização de tarefas destinadas aos pacientes. O estudo objetivou conhecer a percepção do gestor e fisioterapeutas quanto à necessidade de implantação dos POPs no Centro de Fisioterapia Municipal de Itapiúna – CE. Este estudo tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa. Foi realizada no período de outubro a dezembro de 2015, em um Centro de Fisioterapia, no município de Itapiúna do Estado do Ceará. Os dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas. A amostra foi constituída por uma gestora e três fisioterapêutas, responsáveis pelo o referido centro, abordando aspectos relacionados à necessidade de elaboração e implantação dos POPs no referido centro. Após essa etapa diagnóstica, em que foi constatado a necessidade de elaboração e implantação dos POPs no Centro de Fisioterapia Municipal de Itapiúna- CE, iniciou-se o processo de construção do manual dos POPs para o referido centro de fisioterapia, que fundamentou-se basicamente em selecionar as técnicas específicas utilizadas no dia a dia dos fisioterapeutas desse serviço, detalhando todos os passos para a realização das mesmas. Foram realizados treinamentos, habilitação e qualificação dos fisioterapeutas para execução das técnicas propostas no manual. Conclui-se que o estudo despertou nos profissionais a importância da elaboração e implantação dos POPs, com consequente padronização e uniformidade das técnicas fisioterapêuticas, capacitação da equipe e obtenção de um índice de segurança e qualidade de práticas assistenciais.
Descrição: GADELHA, Raimunda Rosilene Magalhães et al. A percepção de gestores e de fisioterapeutas quanto à necessidade de implantação dos procedimentos operacionais padrão (POPs) no Centro de Fisioterapia de Itapiúna-CE. 2016. 9f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2417
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Raimunda Rosilene Magalhães Gadelha1 , Gilda Lima Martins, Ana Caroline Rocha de Melo Leite.pdf2016_art_rrmgadelhaetal.pdf214,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.