Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2418
Título: Gestão do trabalho nas unidades básicas de saúde de um município do interior do Ceará
Autor(es): Celedônio, Raquel Mendes
Fé, Martha Campos Moura
Mendes, Ana Hérica de Lima
Mendes, Ana Heline de Lima
Data do documento: 19-Dez-2015
Resumo: Objetivo: analisar a gestão do processo de trabalho dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Tabuleiro do Norte – CE. Método: pesquisa qualitativa, descritiva- exploratória realizada em oito Centros de Saúde da Família, com dez equipes de Estratégia de Saúde da Família. Os sujeitos foram oito enfermeiros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, número de protocolo 1.332.821. Os dados foram coletados entre 24 e 30 de novembro de 2015, por meio de um questionário semiestruturado. A pesquisa atende aos princípios éticos da Resolução no 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: apontaram duas temáticas, as características socioprofissionais dos gerentes e o trabalho gerencial e suas nuances. Conclusão: identificou-se que os enfermeiros apresentam várias atividades na UBS além do gerenciamento, tendo sobrecarga de trabalho podendo gerar tanto insatisfação por parte dos profissionais, como pode prejudicar o serviço assistencial. Descritores: atenção primária à saúde; gestão em saúde; administração de serviços de saúde.
Descrição: CELEDÔNIO, Raquel Mendes et al. Gestão do trabalho nas unidades básicas de saúde de um município do interior do Ceará. 2015. 20f. Artigo (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2015.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2418
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAQUEL MENDES CELEDONIO, ANA HELINI DE LIMA MENDES, TÁRCIA LUNA DE FREITAS CHAVES E ANA HÉRICA DE LIMA MENDES.pdf2015_art_rmceledinoetal.pdf238,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.