Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2424
Título: Gerenciamento e liderança na prática dos enfermeiros como gestores hospitalares
Autor(es): Cunha, Giselly Holanda da
Palavras-chave: Enfermagem
Liderança
Gestão Hospitalar
Gerência
Data do documento: 3-Dez-2018
Citação: CUNHA, G. H. (2018)
Resumo: A atividade de gerencial do enfermeiro tem um papel fundamental na construção da assistência, pois seu foco está voltado para as necessidades de saúde mediante a organização do trabalho tendo em vista a qualidade do atendimento prestada ao paciente. Nesse sentindo a presente pesquisa busca avaliar por meio de um levantamento bibliográfico, como o enfermeiro está inserido no ambiente hospitalar como gerente. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na qual a estratégia de busca foi a consulta por trabalhos que contemplem o objetivo proposto, junto a bases de dados eletrônicas, com corte temporal entre os anos de 2009 a 2017. Foram utilizadas as seguintes bases de dados: Google Acadêmico, SciELO e BDENF. Foram encontradas 31 publicações, e após seleção por tema e resumo, foram analisados sete artigos que tinham relação com o tema. Foi observado que em sua atuação o enfermeiro é facilmente reconhecido por sua liderança, adaptabilidade aos diferentes saberes, trabalho em equipe, por compreender o ser humano de maneira holística, pela integralidade da assistência ao paciente, e por fim, pela capacidade de atender e identificar-se com as necessidades desses pacientes e até mesmo familiares. Isto deixa claro a importância da atuação do enfermeiro que deve implementar ações baseadas em um processo de trabalho planejado com uma série de passos integrados para oferecer uma assistência adequada ao paciente e às necessidades da equipe de enfermagem. Espera-se que o presente estudo gere uma reflexão sobre a temática abordada e ofereça subsídios para a realização de outros trabalhos.
Descrição: CUNHA, Giselly de Holanda. Gerenciamento e liderança na prática dos enfermeiros como gestores hospitalares. 2018. 25f. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2424
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GISELLY HOLANDA DA CUNHA TCC.pdf2018_mono_ghdacunha.pdf303,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.