Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2425
Título: Parto normal ou cesário: uma escolha pessoal ou induzida
Autor(es): Silva, Heloiza Gabriella Rebouças da
Soares, Denise Josino
Palavras-chave: Parto
Autonomia das gestantes
Relação profissional de saúde e gestante
Data do documento: 27-Out-2018
Citação: SILVA, H. G. R. da (2018)
Resumo: A gravidez é considerada um dos momentos mais idealizados na vida de algumas mulheres e a escolha do seu tipo de parto pode gerar dúvidas e incertezas. Os objetivos dessa pesquisa são compreender a escolha das mulheres em relação ao seu tipo de parto bem como, identificar o conhecimento das mesmas sobre os tipos de parto e conhecer os fatores envolvidos mediante a sua escolha. O referido estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória descritiva. A pesquisa foi realizada em uma unidade básica de saúde da família, do município de Jaguaruana-Ce. Participaram do estudo cinco puérperas que fizeram o pré-natal na referida unidade, sendo a coleta de dados realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Verificou-se que as mulheres em estudo apresentaram pouco conhecimento sobre os tipos de parto e que este foi obtido através dos profissionais de saúde, mas também através dos meios de comunicação e relações familiares e ou sociais. Averiguou-se que os fatores envolvidos na escolha do parto perpassam as experiências vividas, sejam elas de si ou de outras pessoas de sua rede social, questões econômicas e também pela orientação e determinação médica. Avaliou-se que as mulheres demostram autonomia nas suas escolhas manifestando-se com segurança sobre que tipo de parto gostaria de ter e o porquê disso. Considera-se que o estudo foi relevante para compreender a importância do empoderamento das mulheres nas suas escolhas de parto e para refletir sobre as relações de cuidado de profissionais de saúde e usuários.
Descrição: SILVA, Heloiza Gabriella Rebouças da; SOARES, Denise Josino. Parto normal ou cesário: uma escolha pessoal ou induzida. 2018. 26 f. Artigo(Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - Ics, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2425
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELOIZA GABRIELLA REBOUÇAS DA SILVA TCC.pdf2018_art_hgrdasilva.pdf290,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.