Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2427
Título: Gestão da informação na saúde: análise no Programa Saúde da família no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará
Autor(es): Moreira, Levi Mendes
Palavras-chave: Informação em saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Gestão em Saúde
Data do documento: 5-Nov-2018
Citação: MOREIRA, L. M. (2018)
Resumo: A informação em saúde é ferramenta estratégica da gestão e atende ao propósito de selecionar e analisar dados desses serviços, necessários ao processo de tomada de decisão, seja relativo ao processo saúde/doença ou àqueles de caráter administrativo. Sistemas de informação de saúde atendem organizações e indivíduos que planejam, administram e avaliam tais serviços. Buscou-se analisar como a gestão da saúde do município de São Gonçalo do Amarante, Ceará, se apropria da informação em saúde para minimizar casos de doenças e para o processo de tomada de decisão. É um estudo de natureza básica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Realizou-se coleta de dados através de entrevistas coletivas com três gestores da saúde, seguindo temário com questões abertas sobre: tratamento da informação pela gestão da saúde; estratégias de uso da informação; utilização da informação para a tomada de decisão; fatores positivos/negativos do atual modelo de gestão da informação; aspectos que podem ser melhorados. O tratamento dos dados deu-se com base na análise de conteúdo, segundo Bardin (2002). Os resultados apontam que a gestão municipal da saúde atende às recomendações do Ministério da Saúde, faz a coleta de dados nos PSF’s por meio de formulários e fichas específicos para cada sistema de informações. A análise de dados é realizada de acordo com o agravo, fazendo-se geração de gráficos e tabelas para cada indicador de saúde. A socialização da informação dá-se periodicamente nas equipes da saúde e rede intersetores, incluindo a comunidade, quando se avaliam as ações, metas e objetivos estabelecidos, servindo ciclicamente aos processos de planejamento, programação, acompanhamento e avaliação.
Descrição: MOREIRA, Levi Mendes. Gestão da informação na saúde: análise no Programa Saúde da família no município de São Gonçalo do Amarante, Ceará. 2018. 36. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2427
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEVI MENDES MOREIRA TCC.pdf2018_mono_lmmoreira.pdf684,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.