Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2440
Título: A criptografia e seu desenvolvimento matemático
Autor(es): Silva, Wírlan Chagas da
Palavras-chave: Criptografia
Curvas elípticas
Códigos
Data do documento: 21-Dez-2021
Citação: SILVA, W. C. (2021)
Resumo: O objetivo é criar um material bibliográfico para despertar interesse dos alunos da educação básica para a Matemática através de sua aplicação. Para isso, o trabalho aborda um pouco da história da utilização da criptografia ao apresentar algumas cifras utilizadas ao longo do tempo como a cifra de César, a de Vigenère e a utilização da Enigma pelos alemães durante a segunda guerra mundial. O problema do logaritmo discreto bem como o problema de fatoração de inteiros que são, respectivamente, os motivos da segurança da criptografia RSA e da criptografia por curvas elípticas também são apresentados no trabalho, bem como a matemática utilizada nelas. Alguns exemplos da utilização dos sistemas criptográficos e algoritmos de assinatura digital também são apresentados afim de integrar a Matemática à realidade por meio de sua aplicação.
Descrição: SILVA, Wírlan Chagas da. A criptografia e seu desenvolvimento matemático. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2440
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WÍRLAN CHAGAS DA SILVA Dissertação.pdfWÍRLAN CHAGAS DA SILVA Dissertação.pdf5,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.