Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2442
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Vanessa Carvalho Da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T18:37:01Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T18:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, V. C. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2442 | - |
dc.description | FRANÇA, Vanessa Carvalho Da Silva. O trabalho dos professores na educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI: diálogos narrativos. 2021. 183 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente – PPGEF (Unilab/IFCE). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta produção possui como objetivo geral, analisar a prática docente na EJA no município de Parnaíba-PI. Devido à natureza do objeto de estudo, optamos por uma pesquisa narrativa e pela abordagem qualitativa como metodologia, em que dialogamos com os seguintes teóricos: Cunha (2010), Ludke e André (2014), Conelly e Cladinim (2004), Souza (2007), entre outros. Para a concretização do trabalho, contamos com cinco professores atuantes em turmas da EJA pertencentes ao quadro docente da rede municipal de ensino da cidade. Com o intuito de responder às questões suleadoras da pesquisa, optamos pelos questionários e diários narrativos como instrumentos viabilizadores da investigação. Após a produção dos dados, estes foram organizados e analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdo Bardin (2006). Visando um melhor entendimento, intensificamos as leituras nos estudos de nomes como Formosinho (2009), Nóvoa (2000), Gadotti e Romão (2011), Amaral (2020), Castelli Jr (2019) e Freire (2013). As informações produzidas foram minuciosamente analisadas à luz dos teóricos e sistematizadas em três marcos principais: Marco A - Formação Docente, Marco B - Reflexões sobre a Prática, Marco C - Principais Necessidades e Carências. No desenrolar deste trabalho, houve momentos de reflexões sobre a prática docente, e, por meio destas análises, os professores reviram seus processos de ensino e aprendizagem, onde foram ressignificados - com os alunos em sala de aula. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Parnaíba - PI | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.title | O trabalho dos professores na educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI: diálogos narrativos | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA Dissert..pdf | 2021_dis_vcsfrança.pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.