Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2442
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Vanessa Carvalho Da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-17T18:37:01Z-
dc.date.available2022-03-17T18:37:01Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFRANÇA, V. C. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2442-
dc.descriptionFRANÇA, Vanessa Carvalho Da Silva. O trabalho dos professores na educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI: diálogos narrativos. 2021. 183 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente – PPGEF (Unilab/IFCE). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta produção possui como objetivo geral, analisar a prática docente na EJA no município de Parnaíba-PI. Devido à natureza do objeto de estudo, optamos por uma pesquisa narrativa e pela abordagem qualitativa como metodologia, em que dialogamos com os seguintes teóricos: Cunha (2010), Ludke e André (2014), Conelly e Cladinim (2004), Souza (2007), entre outros. Para a concretização do trabalho, contamos com cinco professores atuantes em turmas da EJA pertencentes ao quadro docente da rede municipal de ensino da cidade. Com o intuito de responder às questões suleadoras da pesquisa, optamos pelos questionários e diários narrativos como instrumentos viabilizadores da investigação. Após a produção dos dados, estes foram organizados e analisados de acordo com a proposta de análise de conteúdo Bardin (2006). Visando um melhor entendimento, intensificamos as leituras nos estudos de nomes como Formosinho (2009), Nóvoa (2000), Gadotti e Romão (2011), Amaral (2020), Castelli Jr (2019) e Freire (2013). As informações produzidas foram minuciosamente analisadas à luz dos teóricos e sistematizadas em três marcos principais: Marco A - Formação Docente, Marco B - Reflexões sobre a Prática, Marco C - Principais Necessidades e Carências. No desenrolar deste trabalho, houve momentos de reflexões sobre a prática docente, e, por meio destas análises, os professores reviram seus processos de ensino e aprendizagem, onde foram ressignificados - com os alunos em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectParnaíba - PIpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleO trabalho dos professores na educação de jovens e adultos no município de Parnaíba-PI: diálogos narrativospt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VANESSA CARVALHO DA SILVA FRANÇA Dissert..pdf2021_dis_vcsfrança.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.