Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Quandé, Domingos Malú | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T19:00:55Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T19:00:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2454 | - |
dc.description | QUADÉ, Domingos Malú. Educação socioambiental e sustentabilidade: limites e possibilidades na formação dos professores da escola normal superior Tchico té, em Guiné-Bissau/África. 2021. 123 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho objetiva compreender os limites e as possibilidades da educação socioambiental e sustentabilidade na Escola Normal Superior Tchico Té (ENSTT), em Guiné-Bissau/África. O estudo assenta-se na abordagem qualitativa, valorizando os sujeitos e o espaço onde atuam e se desenvolveu por meio de uma investigação inspirada na pesquisa-formação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné-Bissau/África e os participantes diretos foram 10 (dez) docentes da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), mas também contou com o apoio de funcionários e estudantes da instituição. As estratégias de aproximação com a realidade foram: estudo exploratório, observação participante, roda de conversa com funcionários da limpeza, palestra com estudantes, encontros individuais com os docentes participantes. Os resultados revelam limitações na formação dos professores de ciências (Química Biologia e Física), nas condições materiais da escola e a ausência de políticas ambientais, que prejudicam o desenvolvimento de práticas de ensino em educação ambiental e sustentabilidade no ambiente escolar. A escola ainda não efetiva o uso racional de água e energia e não dá uma destinação adequada ao lixo que lá é produzido. Por fim, foi possível refletir com os professores sobre os benefícios de trabalhar as temáticas em suas disciplinas em sala de aula e de modo inter/transdisciplinar no recinto escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | QUANDÉ, D. M. (2021) | pt_BR |
dc.subject | Educação socioambiental e sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de ciências | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.title | Educação socioambiental e sustentabilidade: limites e possibilidades na formação dos professores da Escola Normal Superior Tchico Té, em Guiné-Bissau/África. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOMINGOS MALÚ QUADÉ Dissertação.pdf | 2021_dis_dmquandé.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.