Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2456
Título: Gestão e autonomia de mulheres na contracepção: revisão integrativa da literatura
Autor(es): Braúna, Renata Maria Lima
Data do documento: 22-Out-2018
Citação: BRAUNA, R. M. L. (2018)
Resumo: INTRODUÇÃO: Hoje no Brasil a maior parte da população feminina encontra-se em situação de exclusão, pobreza ou vulnerabilidade social. Os dados do IBGE mostram que 55,6% das famílias monoparentais chefiadas por mulheres, vivem em situação de pobreza. Estudos demográficos e de saúde revelam que a contracepção se destaca como fator para melhoria das condições de vida feminina. Diante da relevância do tema torna-se essencial discutir as razões encontradas na literatura que revelam as causas para a opção por praticas sexuais desprotegidas em detrimento da condição social de saúde da mulher. OBJETIVO: O estudo pretende identificar as razões que determinam a escolha do método contraceptivo e os fatores influenciam no exercício da sexualidade na perspectiva de gênero e saúde. Pretende-se apontar as razões que interferem na negociação da escolha contraceptiva. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura, Revisão integrativa da literatura, utilizando a base de dados, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) por meio da BVS. Os critérios de inclusão foram responder a pergunta norteadora, considerar apenas artigos publicados entre o período de 01/01/2008 a 30/09/2018. Os estudos deveriam abordar assuntos sobre métodos contraceptivos e a questão de gênero e sexualidade com pesquisas voltadas para a mulher. Como critérios de exclusão utilizou-se revisões de literatura e artigos que não abrangem ambos os temas, publicações em outros idiomas e indisponíveis. RESULTADO: Foram selecionados três artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Este estudo revela que há uma complexidade de fatores sociais, históricos e culturais que se relacionam com a sexualidade e relação de gênero que se interpõem como razões que contribuem no processo de decisão e de gestão das relações sexuais. Os estudos identificaram a necessidade de implementar estratégias que possam subsidiar a autonomia feminina no exercício da sua sexualidade. DESCRITORES: Contracepção, Sexualidade, Gênero, Mulher e Autonomia.
Descrição: BRAÚNA, Renata Maria Lima. Gestão e autonomia de mulheres na contracepção: revisão integrativa da literatura. 2018. 23f. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2456
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATA MARIA LIMA BRAUNA TCC.pdf2018_rmlbrauna.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.