Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2460
Title: Perfil dos pacientes atendidos em um ambulatório especializado no cuidado com feridas: avaliação das políticas públicas de saúde
Authors: Ponte, Vanessa Aguiar
Keywords: Enfermagem
Feridas
Gestores de Saúde
Perfil dos pacientes
Políticas Públicas
Issue Date: 12-Jul-2018
Citation: PONTE, V. A. (2018)
Abstract: As lesões de pele impactam diretamente na qualidade de vida dos pacientes e pessoas do seu convívio familiar, ocasionando transtornos psicossociais e econômicos. Além de caracterizarem um problema de saúde pública crescente. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos pacientes atendidos em um ambulatório especializado no cuidado com feridas e analisar as políticas de saúde direcionadas a estes indivíduos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e retrospectivo, realizado em ambulatório de cuidado com feridas e ostomias, localizado em um município do interior do estado do Ceará. Utilizou-se também uma revisão literária como método de investigação das políticas de saúde nacionais direcionadas ao perfil dos pacientes estudados. Constatou-se a prevalência de pacientes idosos, do sexo masculino com as doenças de base Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus associadas às lesões cutâneas, em especial as lesões por pressão, úlceras venosas e pé diabético. Esse perfil de paciente dispõe de Políticas Públicas de Saúde que direcionam a prática clínica na promoção de saúde, prevenção de agravos e na reabilitação, além de fornecerem subsídios para uma gestão mais eficaz dos serviços de saúde frente à singularidade deste público. Concluiu-se que o conhecimento do perfil da população permite aos profissionais de saúde realizar o planejamento específico da assistência a saúde e aos gestores ações mais assertivas na aquisição de recursos materiais e humanos.
Description: PONTE, Vanessa Aguiar. Perfil dos pacientes atendidos em um ambulatório especializado no cuidado com feridas: avaliação das políticas públicas de saúde. 2018. 38f. Monografia (Graduação) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2460
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Vanessa Aguiar Ponte Gestão em Saúde.pdf2018_vaponte.pdf384,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.