Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2491
Título: A negação histórica dos direitos humanos às populações negras rurais no livro Torto Arado
Autor(es): Silva, Diego Lino Silva e
Palavras-chave: Negros - Direitos fundamentais - Brasil
Negros na literatura
População rural - Brasil - História
Torto arado - Crítica e interpretação
Data do documento: 14-Fev-2022
Citação: SILVA, D. L. S. (2022)
Resumo: As construções históricas e literárias sobre as comunidades negras rurais do Brasil compõem o pano de fundo temático desse trabalho. Me volto para a negação dos direitos humanos na experiência negra rural ao longo da sua história e pergunto pelos possíveis efeitos da circulação das imagens ofertadas pela narrativa literária analisada. Aqui, interessa discutir os efeitos sociais e de memória das novas imagens produzidas sobre os sujeitos pretos da roça, a partir do romance Torto Arado. Para tanto, alguns trechos do romance são interpretados a luz de referências teórico-metodológicas como Walter Benjamin, Homi Bhabha e bell Hooks. As discussões desenvolvidas procuram colaborar com a observação de possíveis transformações e transições no cenário racial brasileiro, resultado das disputas históricas construídas nos últimos anos. Foi possível considerar uma alteração/disputa nas representações históricas praticadas até então sobre as comunidades negras rurais. Transformação associada ao universo de modificações sociais provocadas por políticas afirmativas. Concluindo com a identificação de um movimento de questionamento e ressignificação das percepções sociais sobre as pessoas negras da roça.
Descrição: SILVA, Diego Lino Silva e. A negação histórica dos direitos humanos às populações negras rurais no livro Torto arado. 2022. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2491
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_arti_diegosilva.pdf2022_arti_diegosilva.pdf191,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.