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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2494
Título: | A produção de discursos e o debate sobre “ideologia de gênero” no currículo escolar a partir do Projeto de Lei nº 4893/20 |
Autor(es): | Andrade, Jônatas Raine de Oliveira |
Palavras-chave: | Brasil. [Projeto de Lei nº 4893/20] - Estudos de caso Currículos - Mudança - Brasil Identidade de gênero na Educação - Brasil LGBTQIA+ |
Data do documento: | 14-Fev-2022 |
Citação: | ANDRADE, J. R. O. (2022) |
Resumo: | Ao analisar o texto e a repercussão do Projeto de Lei 4893/20 que versa sobre a discussão e criminalização do tema “ideologia de gênero” na escola o trabalho a seguir considerou diferentes aspectos sobre a discussão do tema gênero na sala de aula. Buscou-se destacar as tensões decorrentes dessa tentativa de proibir o debate de gênero na escola, além de averiguar como os discursos políticos conservadores têm interferindo na construção dos currículos escolares e na abordagem e discussão do tema. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com delimitação dos caminhos a partir da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, apontando perspectivas diferentes para a compreensão dos fatos e aproximação do problema. Por fim, foi feito um levantamento de casos veiculados em versões eletrônicas de jornais em que professores e escolas tiveram sua atuação limitada ou sofreram algum tipo de retaliação devido à escolha do tratamento do tema. Dessa forma, o estudo mostra a necessidade de se opor à intenção de restringir a compreensão das diferenças de gênero nas escolas e a importância do diálogo entre a comunidade escolar para se elaborar um currículo mais inclusivo e promover o desenvolvimento social, político e cultural das crianças. |
Descrição: | ANDRADE, Jônatas Raine de Oliveira. A produção de discursos e o debate sobre “ideologia de gênero” no currículo escolar a partir do Projeto de Lei nº 4893/20. 2022. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos) - Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2494 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
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