Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2496
Título: Ethé de credibilidade e de identificação em discursos de posse presidencial no Brasil.
Autor(es): Sousa, Alisson Fernando Abreu de
Palavras-chave: Discursos de posse presidencial
Espectros político-ideológicos
Ethos
Política brasileira
Data do documento: 6-Ago-2021
Citação: SOUSA, A. F. A. (2021)
Resumo: O objetivo dessa dissertação é analisar a construção dos ethé de credibilidade e de identificação em discursos políticos de posse presidencial, considerando (i) as circunstâncias históricas e sociopolíticas que caracterizam os períodos políticos da República brasileira; (ii) os posicionamentos dos presidentes no espectro político-ideológico (esquerda, centro, direita); e (iii) as situações de continuidade de governo e de ruptura partidária ou democrática. A teoria de base tem como referências os(as) autores(as) que entendem o ethos articulado às cenas de enunciação, porque projetado no ato de enunciação, tais como Amossy (2013a; 2013b; 2018), Maingueneau (2008; 2013b; 2015; 2018; 2020) e Charaudeau (2015). Como metodologia, as categorias de ethé de credibilidade e de identificação (cf. CHARAUDEAU, 2015) são analisadas a partir das perspectivas descritiva, qualitativa e explicativa. O corpus dessa dissertação foi selecionado com base nos seguintes critérios: (i) discursos de posse representativos para cada período político; (ii) discursos proferidos por presidentes filiados a partidos políticos considerados de esquerda, de centro e de direita, no espectro; (iii) discurso produzido em situação de continuidade de governo x discurso produzido em situação de ruptura. A pesquisa revelou que os presidentes inseridos em períodos políticos democráticos construíram imagens de si de defensores dos valores e dos interesses do bem coletivo; e aqueles que governaram em períodos autoritários (ruptura democrática) projetaram imagens de “salvadores” da ordem nacional, justificando-se as ações basilares de um projeto político “revolucionário”. Quanto ao espectro político-ideológico, foi possível verificar que o presidente posicionado à esquerda projetou de si as imagens de humanidade e de solidariedade; já os políticos da direita construíram ethé voltados para o favorecimento das forças armadas, para a limitação dos gastos com serviços de seguridade social, e para o atendimento aos apelos fortemente assentados na religiosidade, na moral e na integridade da família tradicionalista; por sua vez, o presidente do centro não faz referências a ideias que refletem o seu posicionamento no espectro, o que possibilitou a construção de um discurso aparentemente neutro e superficial.
Descrição: SOUSA, Alisson Fernando Abreu de. Ethé de credibilidade e de identificação em discursos de posse presidencial no Brasil. 2021. 150 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2496
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALISSON FERNANDO ABREU DE SOUSA Dissertação.pdf2021_dis_afasousa.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.