Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
Título: Práticas culturais sustentáveis afro-brasileiras na comunidade quilombola de Melancias, Ocara - Ceará.
Autor(es): Pinheiro, Meiriane da Silva
Palavras-chave: Quilombo melancias
Práticas culturais
Sustentabilidade
Ocara - CE
Data do documento: 2021
Citação: PINHEIRO, M. S. (2021)
Resumo: A escrita deste trabalho dissertativo buscou compreender o processo histórico e cultural do Brasil, da colonização portuguesa aos seus arcabouços presentes na formação do povo brasileiro; não somente europeus, mas de uma miscigenação cultural herdada também dos povos indígenas e negros. Com o objetivo de conhecer, valorizar e fortalecer as práticas culturais sustentáveis dos remanescentes do quilombo denominado Lagoa das Melancias, Ocara, Ceará, em seu percurso histórico de autorreconhecimento e legitimação oficial como comunidade de descendentes de antigos escravos. Sendo este um estudo etnográfico, recorreuse metodologicamente à pesquisa de campo como procedimento técnico à abordagem qualitativa e às técnicas da história oral, além da observação direta, do diário de bordo, da roda de conversa in loco; e, através do WhatsApp, na coleta de dados, buscou-se compreender o sentimento da comunidade acerca do legado das práticas culturais e de sua ancestralidade, presente na análise das narrativas.
Descrição: PINHEIRO, Meiriane Da Silva. Práticas culturais sustentáveis afro-brasileiras na comunidade quilombola de Melancias, Ocara - Ceará. 2021. 98 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRIANE DA SILVA PINHEIRO Dissertação.pdf2021_dis_mspinheiro.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.