Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Michella Rita Santos-
dc.date.accessioned2022-04-01T13:25:36Z-
dc.date.available2022-04-01T13:25:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFONSECA, M. R. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505-
dc.descriptionFONSECA, Michella Rita Santos. Formação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CE 2021. 186 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as formações continuadas remotas para o ensino remoto em tempos de pandemia por COVID-19 realizadas pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Caucaia-CE, bem como, os desafios, possibilidades e contribuições para o sucesso do processo ensino e aprendizagem onde a/o docente precisou (re)inventar sua prática. Para tanto, utilizamos um percurso metodológico caracterizado na vertente qualitativa e um estudo de caso que tem como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada aos/as professores/as e formadores/as, e a análise documental. Foram utilizados referenciais teóricos respaldados principalmente em autores como: Imbernón (2011), Pimenta (2020) e Nóvoa (2020) para contextualizar a formação em tempos de pandemia; Morin, Masetto e Behrens (2012), Perrenoud (2012) e Valente (2013) que discutem sobre o uso das tecnologias na educação, Nogueira e Silva (2020), Arruda (2020) Fiocruz (2020), OPAS (2020) e OMS (2020) que contribuíram para fundamentar o diálogo sobre a COVID no Brasil e no mundo. Os resultados apontam a necessidade em refletir sobre a formação docente remota direcionada ao processo ensino e aprendizagem tanto para o ensino remoto como para o ensino presencial, entendendo que a/o professora/or e a/o formadora/or quando bem orientadas/os desenvolvem saberes, reinventam a prática e potencializam o fazer docente significativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação continuada remotapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleFormação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CEpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHELLA RITA SANTOS FONSECA Dissertação.pdf2021_dis_mrsfonseca.pdf2,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.