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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fonseca, Michella Rita Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-01T13:25:36Z | - |
dc.date.available | 2022-04-01T13:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, M. R. S. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2505 | - |
dc.description | FONSECA, Michella Rita Santos. Formação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CE 2021. 186 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo analisar as formações continuadas remotas para o ensino remoto em tempos de pandemia por COVID-19 realizadas pela Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia de Caucaia-CE, bem como, os desafios, possibilidades e contribuições para o sucesso do processo ensino e aprendizagem onde a/o docente precisou (re)inventar sua prática. Para tanto, utilizamos um percurso metodológico caracterizado na vertente qualitativa e um estudo de caso que tem como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada aos/as professores/as e formadores/as, e a análise documental. Foram utilizados referenciais teóricos respaldados principalmente em autores como: Imbernón (2011), Pimenta (2020) e Nóvoa (2020) para contextualizar a formação em tempos de pandemia; Morin, Masetto e Behrens (2012), Perrenoud (2012) e Valente (2013) que discutem sobre o uso das tecnologias na educação, Nogueira e Silva (2020), Arruda (2020) Fiocruz (2020), OPAS (2020) e OMS (2020) que contribuíram para fundamentar o diálogo sobre a COVID no Brasil e no mundo. Os resultados apontam a necessidade em refletir sobre a formação docente remota direcionada ao processo ensino e aprendizagem tanto para o ensino remoto como para o ensino presencial, entendendo que a/o professora/or e a/o formadora/or quando bem orientadas/os desenvolvem saberes, reinventam a prática e potencializam o fazer docente significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada remota | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Formação continuada remota: Tessitura e desafios do trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino de Caucaia - CE | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MICHELLA RITA SANTOS FONSECA Dissertação.pdf | 2021_dis_mrsfonseca.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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