Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2511
Título: Mapeamento da vulnerabilidade à contaminação de um sistema aquífero cristalino no município de Redenção - CE.
Autor(es): Brito, Antonio Patrick Meneses de
Santos, Ítalo Magno de Melo
Palavras-chave: Águas subterrâneas
Semiárido
Degradação
Recursos hídricos
Geoprocessamento
Data do documento: Mar-2021
Citação: BRITO, A. P. M. ; SANTOS, I. M. M. (2021)
Resumo: A pesquisa tem como objetivo mapear as áreas vulneráveis à contaminação hídrica de um sistema aquífero localizado na serra Olho d ́água dos Constantinos no município de Redenção (CE). Para isso utilizou-se o método GOD (Groundwater hydraulic confinement, Overlaying strata, Depth to groundwater table) para identificar a vulnerabilidade natural do aquífero, Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) nas nascentes, por meio de parâmetros macroscópicos relacionado ao uso antrópico e medidas de conservação nas nascentes, e o mapeamento das áreas suscetíveis a contaminação, por meio do cruzamento da vulnerabilidade natural com as cargas contaminantes identificadas in loco. Identificou-se que o uso da água destina-se principalmente as atividades domésticas (45,5%) e ao consumo humano (36%). Em relação ao grau de preservação das nascentes, observou-se que a maioria foram classificadas em péssimo e ruim estado de conservação (55,5%). A vulnerabilidade natural classificou-se em inexistente e baixa, com índice GOD de 0,0 a 0,11. As principais fontes de contaminação mapeadas foram agricultura, efluentes domésticos e as edificações, resultando em duas áreas com alto risco de contaminação hídrica. Desse modo, conclui-se que os resultados apresentados corroboram para uma análise situacional do recurso hídrico, indicando as áreas que mais necessitam de cuidados, para que assim, possa evitar a degradação e contaminação do recurso tão necessário a comunidade e de grande importância ambiental.
Descrição: BRITO, Antonio Patrick Meneses de; SANTOS, Ítalo Magno de Melo. Mapeamento da vulnerabilidade à contaminação de um sistema aquífero cristalino no município de Redenção-CE. 2021. 20 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2511
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO PATRICK MENESES DE BRITO Artigo.pdf2021_art_apmbrito.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.