Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2512
Título: Arborização urbana e percepção ambiental: um desafio para as gestões municipais do Ceará.
Autor(es): Oliveira, Anderson Nemuell da Costa
Aquino, Eveline Pinheiro de
Aguiar, Maria Ivanilda de
Silva, Gustavo Chaves da
Palavras-chave: Arborização urbana
Espécies nativas
Caatinga
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, A. N. C. et al. (2021)
Resumo: A pesquisa objetiva analisar a percepção ambiental dos moradores do bairro Canafístula e o crescimento de espécies nativas, cultivadas em pleno sol, para a recuperação de arborização urbana no Distrito de Antônio Diogo, Redenção, Ceará. A pesquisa foi realizada entre os meses de abril e agosto de 2021, sendo primeiramente aplicado um questionário de percepção ambiental aos moradores e em seguida selecionou-se seis espécies para o transplantio no entorno da praça Canafístula. As espécies foram acompanhadas quanto ao seu crescimento, durante 150 DAT, no qual durante esse período, foram coletados altura (ALT) e diâmetro da copa (DC). Os dados passaram por análise de regressão linear e aplicou-se o método de Pearson para a análise da correlação entre as variáveis de crescimento. Como resultados, os moradores percebem a importância de arborização, mas falta a conscientização de todos no que concerne a valorização das espécies nativas e as plantas de Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Pajeú e Pau-branco apresentaram melhor crescimento.
Descrição: OLIVEIRA, A. N. C. et al. Arborização urbana e percepção ambiental: um desafio para as gestões municipais do Ceará. 2021. 15 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2512
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Anderson Nemuel Final.pdf2021_art_ancoliveira.pdf777,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.