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dc.contributor.authorMendes, Giselle Alicia Pereira-
dc.date.accessioned2022-05-03T20:50:07Z-
dc.date.available2022-05-03T20:50:07Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationMENDES, G. A. P. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2543-
dc.descriptionMENDES, Giselle Alicia Pereira. Currículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdiano. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo principal analisar a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos do ensino básico em Cabo Verde, concretamente os livros de História e Geografia e Língua Portuguesa do 5º ano. Compreender a representação da identidade negra no livro didático é importante porque a representação tem uma influência significativa na formação da identidade dos sujeitos e grupos sociais, podendo impactar de maneira positiva ou negativa. No entanto, as representações nos livros didáticos de tal maneira podem promover a aproximação dos alunos, de sua realidade histórica, cultural e social, como o seu afastamento ou negação. Neste trabalho, ressalta-se como problematização a seguinte questão: Como a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Esta pesquisa concerne ao estudo bibliográfico e análise documental, no qual analisamos dois livros didáticos do ensino básico de Cabo Verde, sendo eles de História e Geografia, e o livro de língua portuguesa, e nestes buscamos verificar os conteúdos e figuras e os elementos culturais, históricos que contribuem para a representação da identidade dos alunos. Provavelmente, ainda existem reflexos de uma epistemologia eurocêntrica, aos conteúdos designados em salas de aula, neste ponto de vista é necessário a existência e a ampliação de políticas públicas educativas, políticas curriculares, visando para um currículo justo que cumpra sua função social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Cabo Verdept_BR
dc.subjectLivros didáticos - Cabo Verdept_BR
dc.subjectNegros - Identidade racialpt_BR
dc.titleCurrículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdianopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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