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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mendes, Giselle Alicia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T20:50:07Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T20:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, G. A. P. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2543 | - |
dc.description | MENDES, Giselle Alicia Pereira. Currículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdiano. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo principal analisar a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos do ensino básico em Cabo Verde, concretamente os livros de História e Geografia e Língua Portuguesa do 5º ano. Compreender a representação da identidade negra no livro didático é importante porque a representação tem uma influência significativa na formação da identidade dos sujeitos e grupos sociais, podendo impactar de maneira positiva ou negativa. No entanto, as representações nos livros didáticos de tal maneira podem promover a aproximação dos alunos, de sua realidade histórica, cultural e social, como o seu afastamento ou negação. Neste trabalho, ressalta-se como problematização a seguinte questão: Como a representação da identidade negra-africana nos livros didáticos contribuem para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Esta pesquisa concerne ao estudo bibliográfico e análise documental, no qual analisamos dois livros didáticos do ensino básico de Cabo Verde, sendo eles de História e Geografia, e o livro de língua portuguesa, e nestes buscamos verificar os conteúdos e figuras e os elementos culturais, históricos que contribuem para a representação da identidade dos alunos. Provavelmente, ainda existem reflexos de uma epistemologia eurocêntrica, aos conteúdos designados em salas de aula, neste ponto de vista é necessário a existência e a ampliação de políticas públicas educativas, políticas curriculares, visando para um currículo justo que cumpra sua função social. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Currículos - Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Cabo Verde | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos - Cabo Verde | pt_BR |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt_BR |
dc.title | Currículo e representação da identidade negra nos livros didáticos de História, Geografia e Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Básico cabo-verdiano | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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