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dc.contributor.authorFernandes, Jacica Helena Lopes-
dc.date.accessioned2022-05-03T22:21:45Z-
dc.date.available2022-05-03T22:21:45Z-
dc.date.issued2022-02-09-
dc.identifier.citationFERNANDES, J. H. L. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2544-
dc.descriptionFERNANDES, Jacica Helena Lopes. Experiências do ensino bilíngue na Ilha de Santiago - Cabo Verde: perspectivas e desafios. 2022. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade muito tem se discutido sobre o ensino bilíngue e sua importância e relevância no processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho discutiu a experiência do ensino bilíngue desenvolvido em uma das escolas localizada no interior da ilha de Santiago (Cabo Verde) no período de 2013-2016 com o intuito de compreender o funcionamento da proposta pedagógica de ensino bilíngue desenvolvida nessa escola. Por outro lado, buscou verificar quais foram os desafios enfrentados pelos profissionais da educação dentro e fora da sala de aula durante essa experiência e, do mesmo modo, tentou perceber como se deu a formação dos professores para atuar com o ensino bilíngue e compreender a disparidade existente na sociedade Caboverdiana no que se refere ao ensino da língua crioula e da língua portuguesa dentro do sistema de ensino. Para tanto, do ponto de vista teórico, trabalhamos com estudos de pesquisadoras e pesquisadores que vêm debruçando sobre essa temática, como no caso de Veiga (2015), Tavares (2020), Rosa (2017), Timbane (2013), entre outros. Metodogicamente, para atingirmos os objetivos previamente estabelecidos quanto a natureza dessa pesquisa, optamos por um estudo qualitativo de caráter exploratório. Com relação ao instrumento da pesquisa, utilizou-se a entrevista semiestruturada, que nos possibilitou ter um maior contato com dois profissionais que vivenciaram a experiência bilíngue desenvolvida em Cabo Verde há alguns anos. Com relação aos resultados da pesquisa, compreende-se que tal experiência de ensino, apesar de ter sido desafiadora em alguns aspectos, trouxe resultados positivos em relação ao nível de aprendizagem dos alunos. Os dados da pesquisa confirmam os benefícios do ensino bilíngue e a necessidade e a relevância da implementação da língua materna dentro do sistema de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDialetos crioulos - Estudo e ensino - Ilha de Santiago (Cabo Verde)pt_BR
dc.subjectEducação bilíngue - Ilha de Santiago (Cabo Verde)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Ilha de Santiago (Cabo Verde)pt_BR
dc.titleExperiências do ensino bilíngue na Ilha de Santiago - Cabo Verde: perspectivas e desafiospt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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