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dc.contributor.authorSilva, Leila Ingrid Pereira Santos da-
dc.date.accessioned2022-05-04T00:48:33Z-
dc.date.available2022-05-04T00:48:33Z-
dc.date.issued2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, L. I. P. S. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2545-
dc.descriptionSILVA, Leila Ingrid Pereira Santos da. Educação e práticas pedagógicas antirracistas: experiências do PIBID e PRP em uma escola municipal - São Francisco do Conde-BA. 2022. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como tema: “Educação e Práticas Pedagógicas Antirracistas: experiências do PIBID E PRP em uma Escola Municipal em São Francisco do Conde- Bahia”. Apresenta como questão investigativa: quais as contribuições das experiências do PIBID e RP nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para uma educação e prática pedagógica antirracista? E como objetivo geral: analisar a partir das percepções de professoras e gestoras de uma escola municipal em São Francisco do Conde, as contribuições do PIBID e RP para uma educação e prática pedagógica antirracista. O referencial teórico fundamenta-se especialmente em Gomes (2012, 2005, 2003), Lima (2014), Costa Neto (2013), dentre outros. A metodologia de natureza qualitativa, centra-se na pesquisa ação participante, por considerar que a inserção direta da pesquisadora e a colaboração da comunidade possibilitaram a partir das experiências vivenciadas, possíveis transformações e/ou soluções para realidade do campo investigado. Como técnicas de coleta de dados utilizou a Roda de Conversa e a Entrevista Semiestruturada. Os principais resultados apontam para a relevância dos programas PIBID E PRP no favorecimento de práticas pedagógicas antirracistas na escola. Conclui que caminhos ainda precisam ser percorridos, não apenas na escola mas na educação do município de maneira geral, para que de fato ocorra a implementação de uma educação antirracista, diversificada voltada para representatividade da comunidade escolar que se autodeclara negra.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAntirracismo - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectEscolas municipais - São Francisco do Conde (BA)pt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Experiênciaspt_BR
dc.titleEducação e práticas pedagógicas antirracistas: experiências do PIBID e PRP em uma escola municipal - São Francisco do Conde-BApt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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