Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2564
Título: Utilização das plantas medicinais na etnoveterinária em animais de produção no município de Maracanaú, Ceará.
Autor(es): Oliveira, Larissa Maria Chaves de
Palavras-chave: Conhecimento popular
Fitoterapia
Animais de produção
Enfermidades
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, L. M. C. (2021)
Resumo: O presente trabalho foi realizado no município de Maracanaú, Ceará, e teve como objetivo analisar e documentar o conhecimento na utilização de plantas medicinais aplicadas no tratamento etnoveterinário de animais de produção. Foram realizadas 50 entrevistas em estabelecimentos familiares de criação de animal localizados a margem do município afastado do adensamento populacional central, entre os meses de Maio e Junho de 2021. A escolha dos entrevistados se deu pela técnica de amostragem snowball que utiliza cadeias de referencias e indicações para as entrevistas utilizando um questionário semiestruturado em que os entrevistados, eram previamente informados sobre os objetivos do trabalho e após o aceite se documentavam as entrevistas. O diagnostico das enfermidades e a forma de tratamento utilizado nas plantas medicinais se dá por meio de forma empírica ou através de conhecimento hereditário, dando destaque para mulheres de detenção dessa utilização. Observou-se ao longo das entrevistas uma perda de conhecimento tradicional e a substituição dos mesmo pelo uso de fármacos ou forma mista de tratamento.
Descrição: OLIVEIRA, Larissa Maria Chaves de. Utilização das plantas medicinais na etnoveterinária em animais de produção no município de Maracanaú, Ceará. 2021. 15 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2564
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARISSA MARIA CHAVES DE OLIVEIRA Artigo.pdf2021_art_lmcoliveira.pdf.6,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.