Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2571
Título: Sustentabilidade em agroecossistemas: Análise sistêmica em propriedades com gestão familiar no assentamento 24 de Abril, Acarape-CE.
Autor(es): Sousa, Sinara Barboza
Palavras-chave: Lume
Atributos sistêmicos.
Gestão dos agroecossistemas.
Data do documento: 2020
Citação: SOUSA, S. B. (2020)
Resumo: Objetivou-se avaliar e comparar a sustentabilidade de três agroecossistemas em um Assentamento rural, a partir dos atributos sistêmicos propostos pelo Método de Análise Econômico-Ecológico de Agroecossistemas. A pesquisa foi realizada no período de abril de 2019 à fevereiro de 2020, no Assentamento 24 de Abril, no município de Acarape-CE. Foram avaliadas três unidades familiares dentro do Assentamento enumeradas em NSGA 1, 2 e 3. A coleta de dados foi realizada utilizando os instrumentos metodológicos de coleta, ordenamento e análise de dados sugeridos pelo Método de Análise Econômico-Ecológico de Agroecossistemas – LUME, utilizando-se das seguintes ferramentas: entrevista semiestruturada, caminhada transversal e observação direta. A sustentabilidade foi avaliada, através dos atributos sistêmicos de autonomia, responsividade, integração social do NSGA, equidade de gênero/protagonismo das mulheres e protagonismo da juventude. Os agroecossistemas apresentam trajetórias semelhantes, mas com estratégias de gestão diferenciadas que fizeram com que obtivessem valores de sustentabilidade diferentes para a maioria dos atributos avaliados. O NSGA 3 destacou-se com melhores resultados quanto a Integração social, equidade de gênero/protagonismo das mulheres e protagonismo da juventude, enquanto que o NSGA 1 apresentou piores resultados para os mesmos atributos de sustentabilidade e para a autonomia, ambos tiveram notas semelhantes quanto a responsividade. O NSGA 2 obteve sustentabilidade mediana quando comparado aos demais, com resultado superior para o atributo autonomia e inferior em responsividade.
Descrição: SOUSA, Sinara Barboza. Sustentabilidade em agroecossistemas: Análise sistêmica em propriedades com gestão familiar no assentamento 24 de Abril, Acarape-CE. 2020. 27 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2020
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2571
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SINARA BARBOZA SOUSA Tcc.pdf2020_art_sbsousa.pdf.463,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.