Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Título: Irrigação com água salina na cultura do feijão-de-porco (Canavalia Ensiformis).
Autor(es): Baldé, Buia Alves Lamarana
Palavras-chave: Estresse salino
Adubação verde
Plantas leguminosas
Qualidade da água
Data do documento: 2021
Citação: BALDÉ, B. A. L. (2021)
Resumo: O presente trabalho teve objetivo avaliar a influência da salinidade da água de irrigação no crescimento inicial e na produção de biomassa do feijão-de-porco. O experimento foi conduzido de setembro a novembro de 2019, em ambiente protegido, no município de Redenção, Ceará. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado (DIC), com seis repetições. Os tratamentos consistiram em cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação (condutividade elétrica da água - CEa: 0,3; 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 dS m -1). A avaliação do experimento foi realizada aos 50 dias após a semeadura (DAS), medindo-se: altura de planta, diâmetro do caule, número de folhas, área foliar, massa seca da parte aérea e da raiz, comprimento da raiz, pH e condutividade elétrica do solo. A salinidade da água de irrigação ocasionou efeitos negativos na altura da planta, área foliar e massa seca foliar da planta. O feijão-de-porco apresenta tolerância à salinidade no seu crescimento inicial, podendo ser usado como uma alternativa de adubo verde em solos afetados por sais.
Descrição: BALDÉ, Buia Alves Lamarana. Irrigação com água salina na cultura do feijão-de-porco (Canavalia Ensiformis). 2021. 14 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2574
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC BUIA ALVES LAMARANA BALDÉ.pdf2021_art_balbaldé.pdf.235,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.