Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2575
Título: Diversidade da fauna edáfica em cultivo de algodoeiro sob efeito de proteção da azadiractina.
Autor(es): Carneiro, Maria Viviane Barbosa
Palavras-chave: Macrofauna
Biodiversidade
Inseticida
Azadirachta indica
Data do documento: 2021
Citação: CARNEIRO, M. V. B. (2021)
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho analisar o efeito de doses crescentes de azadiractina sob a diversidade e composição da fauna edáfica em cultivo de algodão colorido. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Piroás, Redenção, CE, com a cultivar BRS Rubi, irrigada. As plantas foram dispostas em quatro fileiras espaçadas de 0,2 m entre plantas 1,0 m entre linhas, totalizando 15 plantas por metro linear. Foram dispostas quinze armadilhas de queda (pitfall) antes da aplicação do produto comercial (p.c.) à base de azadiractina. Avaliaram-se as diferentes doses: Sem a aplicação do produto; 1 mL/L de p.c.; 5 mL/L de p.c.; 10 mL/L de p.c. e 15 mL/L de p.c. Realizaram quatro coletas, nos dias 21, 35, 49 e 63 Dias após a semeadura. Após a coleta, os indivíduos foram levados ao laboratório e conservados em álcool 70% para posterior triagem. As variáveis consideradas para os índices diversidade foram: abundância (Indivíduos armadilha-1 dia- 1), riqueza total, índice de diversidade de Shannon e índice de equidade de Pielou. O número de indivíduos variou de acordo com as coletas e a diversidade edáfica foi afetada pelo produto.
Descrição: CARNEIRO, Maria Viviane Barbosa. Diversidade da fauna edáfica em cultivo de algodoeiro sob efeito de proteção da azadiractina. 2021. 17 f. Artigo (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2575
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIA VIVIANE BARBOSA CARNEIRO.pdf2021_art_mvbcarneiro.pdf.270,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.