Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2599
Título: Políticas públicas de limpeza urbana e o papel dos agentes de limpeza pública: um estudo em Pacatuba Ceará
Autor(es): Silva, Alisiario Lourenço Da
Palavras-chave: Agentes de limpeza.
Políticas públicas
Limpeza urbana
Invisibilidade social
Data do documento: 12-Ago-2021
Citação: SILVA, A. L. (2021)
Resumo: O objetivo do trabalho é compreender e analisar a importância desses trabalhadores e os problemas enfrentados pela categoria no município. Para tanto é necessário demonstrar as condições de vulnerabilidade social, subalternização e invisibilidade social vivenciada por esses trabalhadores, verificar as condições de trabalho enfrentadas no seu local de trabalho e mapear as políticas públicas de limpeza urbana e a valorização de seus profissionais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de um estudo de caso com dez participantes através da aplicação de um questionário semiaberto abordando vários aspectos da vida profissional dos trabalhadores. Diante disso, verificou-se que todos os indivíduos entrevistados são do gênero masculino, tendo em média 49 anos de idade e 70% se autodeclararam de cor parda e 20% pretos. 40% estudaram até o 6o ano do ensino fundamental e 20% concluíram o ensino médio. Sua relação com a chefia foi considerada razoável e as condições de trabalho são avaliadas como ruins ou péssimas. A valorização/reconhecimento pela sociedade é apontada como razoável, ao contrário do poder público e o consumo de bebidas alcoólicas aparece entre seus principais problemas. Constata-se a ausência de condições de trabalho condignas, desvalorização, subalternização e invisibilidade social dos profissionais.
Descrição: SILVA, Alisiario Lourenço Da. Políticas públicas de limpeza urbana e o papel dos agentes de limpeza pública: um estudo em Pacatuba Ceará. 2021. 35 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Exatas Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2599
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALISIARIO LOURENÇO DA SILVA Mono.pdf2021_mono_alsilva.pdf.426,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.