Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Antonia Thais Fernandes De-
dc.date.accessioned2022-06-09T14:47:05Z-
dc.date.available2022-06-09T14:47:05Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationPAIVA, A. T. F. (2021)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616-
dc.descriptionPAIVA, Antonia Thais Fernandes De. Literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE). 28 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021pt_BR
dc.description.abstractEste projeto aborda uma reflexão sobre a adoção da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino da disciplina de língua portuguesa (literatura) em escolas públicas de Pentecoste. A literatura de cordel é um poema popular, com tradição no romanceiro do nordeste brasileiro, a qual em meados do século XVIII, atuava como informativos (jornais) tratando temas como a religião, a política, os acontecimentos e os valores da sociedade da época. Na contemporaneidade, além desses aspectos listados, que permanecem, a literatura de cordel vem sendo adotada como instrumento pedagógico e didático. Permitindo aos professores ensinarem, bem como, trabalharem com novas habilidades, fortalecendo saberes e os sintonizando com as novas demandas educacionais. Nessa perspectiva, a pesquisa refletirá sobre o histórico e o conceito de literatura de cordel, enfatizando sua história no município de Pentecoste (CE), além de como esta vem sendo adotada como ferramenta pedagógica nas escolas públicas. A pesquisa contará com acompanhamento das aulas de língua portuguesa, especificamente as de literatura que fazem uso da literatura de cordel, além de entrevistas com professores e os alunos dessa disciplina. O projeto tem como objetivo analisar as estratégias e os impactos do uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino e a aprendizado de estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Pentecoste-CE. Desse modo, refletiremos sobre como a presença da literatura de cordel no ensino formal promove o incentivo à leitura e a formação cultural dos jovens.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectSaberes tradicionais e popularespt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectPentecostept_BR
dc.titleLiteratura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE).pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA THAIS FERNANDES DE PAIVA Projeto.pdf2021_proj_atfdepaiva.pdf.549,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.