Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paiva, Antonia Thais Fernandes De | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T14:47:05Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T14:47:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-07 | - |
dc.identifier.citation | PAIVA, A. T. F. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2616 | - |
dc.description | PAIVA, Antonia Thais Fernandes De. Literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE). 28 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto aborda uma reflexão sobre a adoção da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino da disciplina de língua portuguesa (literatura) em escolas públicas de Pentecoste. A literatura de cordel é um poema popular, com tradição no romanceiro do nordeste brasileiro, a qual em meados do século XVIII, atuava como informativos (jornais) tratando temas como a religião, a política, os acontecimentos e os valores da sociedade da época. Na contemporaneidade, além desses aspectos listados, que permanecem, a literatura de cordel vem sendo adotada como instrumento pedagógico e didático. Permitindo aos professores ensinarem, bem como, trabalharem com novas habilidades, fortalecendo saberes e os sintonizando com as novas demandas educacionais. Nessa perspectiva, a pesquisa refletirá sobre o histórico e o conceito de literatura de cordel, enfatizando sua história no município de Pentecoste (CE), além de como esta vem sendo adotada como ferramenta pedagógica nas escolas públicas. A pesquisa contará com acompanhamento das aulas de língua portuguesa, especificamente as de literatura que fazem uso da literatura de cordel, além de entrevistas com professores e os alunos dessa disciplina. O projeto tem como objetivo analisar as estratégias e os impactos do uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino e a aprendizado de estudantes de ensino fundamental e médio das escolas públicas municipais de Pentecoste-CE. Desse modo, refletiremos sobre como a presença da literatura de cordel no ensino formal promove o incentivo à leitura e a formação cultural dos jovens. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Saberes tradicionais e populares | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject | Pentecoste | pt_BR |
dc.title | Literatura de cordel como ferramenta pedagógica de ensino: Um estudo de caso nas escolas públicas de Pentecoste (CE). | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA THAIS FERNANDES DE PAIVA Projeto.pdf | 2021_proj_atfdepaiva.pdf. | 549,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.