Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2623
Título: Planejamento estratégico no setor público: um estudo de caso das escolas públicas de ensino fundamental II da sede do município de Guaiuba-CE
Autor(es): Lima, Edna Léia Santos De
Palavras-chave: Administração
Planejamento estratégico
Escolas públicas
Gestão escolar
Data do documento: 2-Dez-2021
Resumo: No presente trabalho objetivou-se diagnosticar e analisar o planejamento estratégico nas escolas de Ensino Fundamental II da Sede do município de Guaiuba, desde a preparação para sua aplicação, planejamento, execução e controle. Com relação a metodologia, a pesquisa valeu-se de um estudo de caso triplo, bibliográfico e documental, do tipo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, a qual utilizou-se como instrumento e técnica de coleta dos dados o questionário semiestruturado. O estudo foi realizado com os servidores e familiares das escolas Hilda Fradique Accioly, Centro Educacional de Arte e Cultura Portal da Serra (Cearc) e Manuel Baltazar de Freitas, localizadas na sede do município de Guaiuba-Ce. Os resultados do estudo demonstraram que na concepção da maioria dos servidores entrevistados, as escolas em que trabalham possuem um planejamento estratégico constituído de preparação, planejamento, implementação, acompanhamento e controle, incluindo missão, visão, valores, análise do ambiente, objetivos, estratégias, metas, indicadores, planos de ação, executados através do BSC e utilização do mapa estratégico, tendo, contudo, os professores e pais pouca participação nesse processo. No que se refere aos fatores e dificuldades que as escolas de ensino fundamental II da sede do município de Guaiuba enfrentam e influenciam em seu processo de planejamento, evidenciou-se pouca disponibilidade de incentivos financeiros, divergência de opiniões, além de pouca satisfação dos servidores com relação aos alunos, pais e condições de funcionamento das escolas, sendo também semelhante a opinião dos familiares. Atestou-se ainda que, as referidas escolas possuem um planejamento estratégico incompleto e desatualizado decorrentes de gestões passadas, não refletindo a realidade atual das instituições, afetando seus desempenhos, visto que duas escolas ainda possuem resultados insatisfatórios no Ideb. Concluiu-se assim, que o planejamento estratégico no âmbito educacional no município de Guaiuba, ainda se encontra bastante limitado, tanto no seu processo de preparação e elaboração, quanto em sua execução e controle. Isso implica dizer, que nas instituições públicas o processo de tomada de decisão não está respaldado em um planejamento para realização das ações necessárias, sendo ainda frequente a prática do imediatismo e do improviso na resolução dos problemas. Tal fato configura-se como sendo característica de organizações com sistemas burocráticos, e não gerenciais, que primam pela eficiência e eficácia dos resultados. No sentido de aprimorar a administração estratégica da escola, sugerimos uma gestão mais participativa e inclusiva, com base nos indicadores da educação brasileira.
Descrição: LIMA, Edna Léia Santos De. Planejamento estratégico no setor público: um estudo de caso das escolas públicas de ensino fundamental II da sede do município de Guaiuba-CE. 2021. 117 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Exatas Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2623
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNA LÉIA SANTOS DE LIMA Mono.pdf2021_mono_elslima.pdf.2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.