Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2630
Título: Qualidade de vida no trabalho: o caso de duas organizações públicas
Autor(es): Miranda, Celeida Cristina Teixeira
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Setor público.
Sucesso organizacional
Data do documento: 2021
Citação: MIRANDA, C. C. T. (2021)
Resumo: O objetivo dessa pesquisa se dá em conhecer e descrever as ferramentas utilizadas para promover a qualidade de vida no trabalho e consequentemente, o desempenho do profissional. Trazemos exemplos práticos de duas organizações públicas, a Serasa e a Empresa de Correios e Telégrafos, por serem consideradas empresas que apresentam resultados relevantes e significativos com a implementação de ações que visam promover a qualidade de vida no trabalho, e por utilizar o modelo de Walton (1973) como forma de avaliar a qualidade de vida no trabalho. É de salientar que a Qualidade de Vida no Trabalho inclui aspectos relacionados com a saúde física, mental e social, garantindo o bem-estar dos trabalhadores. Com a implementação da QVT nas organizações, trouxe a preocupação de dar uma atenção especial para aqueles que fazem crescer o capital humano criando ações com o objetivo de promover um ambiente de trabalho mais saudável aos funcionários, garantindo motivação e maior produtividade. Notou-se que para ter um ambiente favorável é necessário que os gestores avaliem as condições de trabalho que a organização oferece aos seus colaboradores de forma a contribuir positivamente na qualidade de vida dos seus funcionários. A base teórica que contribui na realização desta pesquisa está respaldada em Chiavenato (2014), Fernandes (1996), Maximiano (1995), Minayo (2000), dentre outros autores. Em síntese, a pesquisa visa diagnosticar a qualidade de vida no trabalho e identificar os fatores que contribuem para a satisfação dos funcionários no ambiente do trabalho. Consideramos que as organizações devem oferecer condições adequadas no ambiente do trabalho para que os seus colaboradores possam desenvolver suas funções da melhor forma possível, onde é necessário um ambiente onde o colaborador possa ter motivação, confiança e autonomia para resolver problemas.
Descrição: MIRANDA, Celeida Cristina Teixeira. Qualidade de vida no trabalho: o caso de duas organizações públicas. 2021. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial em Administração Pública, Instituto de Ciências Exatas Sociais Aplicadas- (ICSA). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2630
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELEIDA CRISTINA TEIXEIRA MIRANDA Mono.pdf2021_mono_cctmiranda.pdf.458,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.