Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2684
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorIalá, Evanilson José Moreira-
dc.date.accessioned2022-07-08T13:03:04Z-
dc.date.available2022-07-08T13:03:04Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationIALA, E. J. M. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2684-
dc.descriptionIALÁ, Evanilson José Moreira. A educação inclusiva em Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da realidade de liceus educacionais. 37 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021pt_BR
dc.description.abstractPlasmada na Carta Universal assim como na Constituição da República da GuinéBissau no artigo 49, que advoga o dever do Estado em garantir a educação para todos, a educação é um direito que a lei confere a todos os cidadãos guineenses. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como instituições educacionais tem tratado o processo da inclusão dos estudantes portadores de necessidades especiais, pesquisa que será realizada junto aos Liceus de Cidade Bissau: Liceu Dr. Agostinho Neto, Dr. Rui Barcelos Da Cunha e Liceu Nacional Kwame Nkrumah, com recorte temporal de 2009 a 2019. A pesquisa tem abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa do tipo bibliográfica, através de trabalhos que abordam o tema em tela, especialmente os trabalhos do Instituto Nacional de Estatística (2009), De Barros et al. (2018), Relatório da União Europeia sobre Educação Inclusiva na Guiné-Bissau (2015); bem como pesquisa de campo, através de entrevistas com estudantes, professores e técnicos destes estabelecimentos escolares. Assim, esperamos que este projeto/trabalho contribua para oferta da educação escolar as pessoas com deficiência e como também, futuramente, que sirva da base teórica para elaboração de outro trabalho acerca da mesma temática em discussão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação dos professorespt_BR
dc.subjectInfraestrutura escolarpt_BR
dc.titleA educação inclusiva em Guiné-Bissau: uma abordagem a partir da realidade de liceus educacionais.pt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades e Letras (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVANILSON JOSÉ MOREIRA IALÁ Projeto.pdf2021_proj_ejmialá.pdf.852,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.