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dc.contributor.authorCá, Ianes Augusto-
dc.contributor.authorAssis, Maria Aurinívea Sousa de-
dc.date.accessioned2022-07-13T14:30:38Z-
dc.date.available2022-07-13T14:30:38Z-
dc.date.issued2022-01-14-
dc.identifier.citationCÁ, I. A.; ASSIS, M. A. S. de (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2690-
dc.descriptionCÁ, Ianes Augusto; ASSIS, Maria Aurinívea Sousa de. Kangalutas e espinhoso mistidas: estético e político nas peças de Abdulai Silai. 2022. 26p. Artigo (Especialização) - Curso de Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , Instituto de Educação a distância. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO projeto literário de Abdulai Sila se institui como mecanismo de vigilância e de denúncia de um continuum sistema de violências como modus operandi e vivendi do Estado e da Sociedade. Partindo dessa premissa, este trabalho tem como propósito analisar os desafios da formação do Estado-guineense pós-independência, por meio das peças teatrais, As Orações de Mansata (2016), Dois Tiros e Uma Gargalhada (2013) e Kangalutas (2018). Pela perspectiva de Théâtre Africain segundo Sélom Komlan Gbanou (2019), este estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica e abordagem comparativa das Literaturas Africanas proposta por Elena Brugioni (2019) e da Literatura Guineense por Moemia Augel (2007), ambas orientadas pela perspectiva pós-colonial. Partindo desse pressuposto teórico, compreendemos que as obras teatrais de Abdulai Sila giram em entorno das denúncias às violências, e aos mecanismos ilegais instalados na política e no acesso ao poder. Como mecanismo do próprio teatro, o humor, presente nas peças, satiriza e expõe, através das ações e as máscaras dos personagens, as violências simbólicas e políticas - opressão, intriga, subversão das ordens democráticas, conflitos, assassinatos - evidencia uma tensão dramática que se desdobram em denúncia e protesto contra tais violências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura Guineensept_BR
dc.subjectGuiné-Bissau - pós-independênciapt_BR
dc.titleKangalutas e espinhoso mistidas: estético e político nas peças de Abdulai Silaipt_BR
dc.typeArticlept_BR
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