Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2690
Título: Kangalutas e espinhoso mistidas: estético e político nas peças de Abdulai Silai
Autor(es): Cá, Ianes Augusto
Assis, Maria Aurinívea Sousa de
Palavras-chave: Literatura Guineense
Guiné-Bissau - pós-independência
Data do documento: 14-Jan-2022
Citação: CÁ, I. A.; ASSIS, M. A. S. de (2022)
Resumo: O projeto literário de Abdulai Sila se institui como mecanismo de vigilância e de denúncia de um continuum sistema de violências como modus operandi e vivendi do Estado e da Sociedade. Partindo dessa premissa, este trabalho tem como propósito analisar os desafios da formação do Estado-guineense pós-independência, por meio das peças teatrais, As Orações de Mansata (2016), Dois Tiros e Uma Gargalhada (2013) e Kangalutas (2018). Pela perspectiva de Théâtre Africain segundo Sélom Komlan Gbanou (2019), este estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica e abordagem comparativa das Literaturas Africanas proposta por Elena Brugioni (2019) e da Literatura Guineense por Moemia Augel (2007), ambas orientadas pela perspectiva pós-colonial. Partindo desse pressuposto teórico, compreendemos que as obras teatrais de Abdulai Sila giram em entorno das denúncias às violências, e aos mecanismos ilegais instalados na política e no acesso ao poder. Como mecanismo do próprio teatro, o humor, presente nas peças, satiriza e expõe, através das ações e as máscaras dos personagens, as violências simbólicas e políticas - opressão, intriga, subversão das ordens democráticas, conflitos, assassinatos - evidencia uma tensão dramática que se desdobram em denúncia e protesto contra tais violências.
Descrição: CÁ, Ianes Augusto; ASSIS, Maria Aurinívea Sousa de. Kangalutas e espinhoso mistidas: estético e político nas peças de Abdulai Silai. 2022. 26p. Artigo (Especialização) - Curso de Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , Instituto de Educação a distância. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/2690
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1. TCC - Versão Final. Ianes. 14012022.pdf2022_art_iacá.pdf611,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.